Os atletas brasileiros tem até o próximo dia 16 de janeiro para garantirem vaga nos Jogos de Pequim 2022, que começam no próximo dia 4 de fevereiro com disputas em 15 modalidades.

Os Time Brasil para os Jogos de Inverno deve levar para cidade chinesa ao menos 11 atletas em cinco esportes, o que representaria um número menor do que os 13 representantes em Sochi 2014, na Rússia.

Bobsled

O time brasileiro deverá ir com times nas provas 4-man e 2-man no masculino e participação no monobob feminino. Entre os homens, a equipe será liderada por Edson Bindilatti, formada por Edson Martins, Erick Vianna e Rafael Souza, com Jefferson Sabino de reserva. Marina Tuono está em boa posição para disputar os Jogos Olímpicos pela primeira vez.

Esqui alpino

https://www.instagram.com/p/BWTwH8zhsqm/

Com Michel Macedo, o Brasil já tem uma vaga garantida no esqui alpino, assim como o brasileiro também esteve nos Jogos de PyeongChang 2018. O esquiador inclusive conquistou no último fim de semana a medalha de ouro em Proctor Ski Area, nos Estados Unidos. Além de Michel, Isabella Springer também tenta se classificar no feminino..

Esqui cross-country

https://www.instagram.com/p/CXfBEUeryt0/

A modalidade possui três vagas asseguradas ao Brasil – duas no feminino e uma no masculino – com uma disputa interna entre seis atletas. Manex Silva vai disputar contra o veterano Steve Hiestand. Já no feminino, Jaqueline Mourão tem grandes chances de disputar sua oitava Olimpíada, enquando Bruna Moura, Eduarda Ribera e Mirlene Picin disputam a outra vaga.

Esqui estilo livre

Dificilmente Sabrina Cass sairá do grupo de atletas classificadas, ela já garantiu o índice necessário para estar em Pequim. A atleta optou por representar o Brasil após ser campeã mundial juvenil em 2019 pelos Estados Unidos. Da mesma forma, os irmãos Sebastian e Dominic Bowler escolheram representar o Brasil e tentam a vaga no halfpipe no esqui. No entanto, a dupla ainda precisa atingir a pontuação mínima para ir à China.

Skeleton

Considerada um dos destaques do Brasil para Pequim, Nicole Silveira busca fazer história e aguarda sua classificação no skeleton para os Jogos de Inverno. Com resultados expressivos em 2021, a brasileira conquistou o título da Copa América e chegou em oitavo lugar no evento que serviu de preparação em Pequim – com todas as principais atletas da modalidade.

Snowboard

Talvez o snowboard seja uma das modalidades mais conhecidas entre os brasileiros. O Brasil possui chances de ter representante em Pequim com Augustinho Teixeira e com os irmão Bowler que também tentam vaga no halfpipe. Ambos precisam do índice necessário e devem carimbar a vaga em competições neste mês.