Saúde da mulher

Novo suplemento alimentar noturno promove sono e rejuvenescimento

Crédito: Freepik

Quem nunca ouviu falar em “sono da beleza”? O termo faz jus a necessidade da qualidade de sono para a saúde da pele. Afinal, dormir bem desacelera o envelhecimento, pois além de afastar as olheiras, evita o estresse, fator que favorece o envelhecimento precoce dos tecidos. Embora pareça simples, cerca de 40% da população global tem dificuldade para dormir, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, manter o sono e a beleza em dia não é uma tarefa fácil para todas.

+ Como a aromaterapia pode proporcionar noites de sono mais tranquilas


+ Só uma insônia? Dificuldade para dormir pode ser outro problema

No final de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda de melatonina, o hormônio do sono, como suplemento alimentar sem necessidade de prescrição médica. Com a notícia, a Sanavita, marca brasileira especializada no desenvolvimento de produtos saudáveis e funcionais, desenvolveu um produto que promete ser a solução para conquistar de vez o “sono da beleza”.

Collagen & Melatonin foi lançado no começo deste ano. O suplemento alimentar sabor maracujá e capim limão une colágeno e melatonina, de modo a promover a qualidade da pele e do sono simultaneamente. A fórmula exclusiva associa colágeno Verisol®, na forma de peptídeos bioativos que atuam na saúde da pele, trazendo mais firmeza e elasticidade, ao Dream Mix, um complexo que une a melatonina ao triptofano, vitamina B6, magnésio e polpa de maracujá. 

Andrea Dario Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisas da Sanavita (CEPS) destaca a importância da combinação dos componentes para potencializar o sono, pontuando que ao anoitecer, o cérebro transforma a seratonina, conhecida como hormônio da felicidade, em melatonina, favorecendo o estado de relaxamento e sonolência. “O triptofano, o magnésio e a vitamina B6 têm grande papel nisso, pois participam da produção de serotonina em nosso corpo. Por isso, no Collagen & Melatonin eles foram associados à melatonina para potencializar ainda mais os benefícios”, completa.

O suplemento ainda possui uma dose extra de antioxidantes como a vitamina C, que além de combater os efeitos oxidativos do cortisol, favorece a produção de colágeno

Collagen & Melatonin rende 30 porções. Para melhores resultados, é recomendado o consumo de 30 a 60 minutos antes de dormir. Valor: R$ 139,90 (Crédito:Divulgação/Sanavita)

O poder da melatonina

“A privação do sono de apenas uma noite, por exemplo, é capaz de elevar em 45% os níveis desse cortisol [hormônio do estresse] na noite seguinte”, pontua a coordenadora do CEPS. Com base em estudos, ela destaca que a melatonina pode reduzir os níveis de cortisol, permitindo que o corpo restabeleça os padrões de normalidade, ajudando a combater os efeitos negativos que esse hormônio pode causar.

A melatonina também é responsável em sincronizar a ação de diversas substâncias importantes para a saúde e bem-estar, como o hormônio do crescimento (GH), que tem ação aumentada no período noturno e favorece a produção de proteínas, como o colágeno. “Nós achamos importante incluir na fórmula o colágeno Verisol®, que possui peptídeos bioativos com ação direta na saúde da pele ampliando a disponibilização dessa proteína e, assim, gerando melhores resultados”, finaliza Andrea.