Desde os anos 1990, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Sírio-Libanês são sinônimos de luxo quando o assunto é saúde em São Paulo. A carioca Rede D’Or, do empresário Jorge Moll, resolveu entrar para esse clube seleto e ergueu o Vila Nova Star, hospital onde o presidente Jair Bolsonaro se encontra internado.

Os apartamentos são equipados com sala de estar, tevê de 60 polegadas e mobiliário de madeira que esconde a fiação hospitalar. Um tablet para uso do paciente permite controlar a iluminação e o abrir e fechar das persianas. O gadget ainda possibilita chamadas médicas, traz a agenda de medicamentos e tratamentos e permite dar notas para médicos e enfermeiros. A unidade de saúde também conta com uma equipe de 12 profissionais por leito.

Outra coisa que se destaca no hospital é a alimentação. O cardápio sofisticado é assinado pelo chef francês Roland Villard. Mesmo os pacientes com dietas restritivas encontrarão sabor nos pratos, promete o hospital. A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e o Pronto Socorro também se destacam. Há espaço individual para tratamento, com capacidade para abrigar familiares. No caso do Pronto Socorro, o quarto tem banheiro, e o paciente não precisa se locomover para outras salas para fazer exames de raio-X e de ultrassonografia.

Em termos tecnológicos, a unidade de saúde traz aparelhos de última geração, muitos deles inéditos no Brasil. A Cyberknife é um exemplo: um robô de radiocirurgia que faz a retirada de tumores do pulmão, fígado, próstata e cérebro. A precisão do aparelho permite que a recuperação do paciente, que antes levaria sete semanas, caia para apenas quatro dias.

O Vila Nova Star também conta com o primeiro equipamento de tomoterapia da América Latina. Ele permite à radioterapia atacar um tumor por diversas direções ao mesmo tempo. Nas espaçosas salas de cirurgia, chama atenção a iluminação, que varia de acordo com o procedimento. Se a cirurgia não está sendo conduzida, a luz permanece num agradável tom de roxo. No momento da operação, a iluminação aumenta, mas sem ofuscar a visão dos médicos ou provocar reflexo nos computadores espalhados por toda a sala.

Veja imagens do local

Divulgação/Vila Nova Star
Divulgação/Vila Nova Star
Divulgação/Vila Nova Star
Divulgação/Vila Nova Star
Divulgação/Vila Nova Star