É impossível negar o fenômeno causado pela versão mexicana da novela Rebelde, que alçou para o mundo seis nomes que são conhecidos até hoje e, Dulce Maria é um deles. Mas se engana que acha que um nome forte vende sozinho. Para que o fôlego de um artista musical continue, é preciso ser estratégico e bem amparado. É aí que entra o brasileiro Ariel Quirino e sua agência Ari Prensa, responsáveis pelo crescimento da ex-RBD nas plataformas digitais, no último ano. O trabalho levou a cantora ao ranking das mexicanas mais escutadas no Spotify, ocupando o sétimo lugar, algo inédito em sua carreira.

O empresário que atua há cinco anos no mercado latino, conta com mais de 10 anos de experiência na área artística e, lidera ao lado da sua sócia Fernanda Marinho a agência Ari Prensa, desenvolveu um planejamento estratégico com o intuito de aumentar os números da Dulce María nas plataformas digitais, resgatar o público brasileiro que já não consumia seu trabalho autoral e entregar aos fãs um projeto mais próximo a cultura do país, que é um dos grandes impulsionadores da carreira internacional da cantora mexicana. “A decisão de começar a trabalhar o Brasil veio a partir da força que a Dulce possui com o público do país. Percebemos um espaço no mercado que não conectava ela com o território que representa entre 30 e 40% dos seus ouvintes nas plataformas digitais”, diz Quirino.

Segundo ele, que já trabalhou em divulgações internacionais à nível LATAM de Wanessa CamargoCláudia Leitte Wesley Safadão, a ideia inicial era lançar um EP com versões de algumas músicas em português. “Na época, confirmamos Marília Mendonça (1995 – 2021) e Melim, mas as datas não batiam e o projeto atrasou.”

O atraso deu origem a uma nova estratégia, que acabou ficando sem a parceria do trio de irmãos. Fernanda, sócia do Ariel, explica a alteração no percurso: “Costumo dizer que o Ariel é o lado da empresa que voa para trazer os sonhos e eu sou a que tem o pé no chão e faz toda a gestão para realizar. Quando ele começou a falar sobre todas as estratégias para aumentar a relevância da Dulce nas plataformas digitais, unimos o melhor dos dois mundos e nos dedicamos para colocar tudo em prática, com a certeza que daria certo. Como todo grande projeto, alterações acontecem e redefinimos a rota para os lançamentos soltos”. Com o novo planejamento a divulgação foi feita através de single por single, decisão que resultou no aumento de quase 3 milhões de ouvintes da cantora só no Spotify.

A primeira parceria com este foco foi um remix da canção Ela Tá Movimentando, de Kevin O Chris, lançada em setembro de 2021. Um featuring que pode soar incomum, já que se trata de um funk. Mas o objetivo era exatamente esse: apresentar Dulce María para um público brasileiro que pode conhecê-la de nome, mas que não reflete em ouvintes para suas músicas.

“A Ari Prensa faz também a assessoria do Kevin O Chris no Brasil, há mais de um ano. Foi quando a faixa Tipo Gin estava no seu grande momento e, após surgir um remix não oficial da música, que a Dani Faria, sócia da K2L e do Kevin, comentou sobre oficializar esse remix. A partir daí que surgiu a oportunidade e ideia de lançar uma nova versão, com a Dulce María. Eu imaginei que ela toparia, porque desde a primeira vez que visitou o Brasil, ela se identificou com o funk. A única coisa que poderia atrapalhar era a pandemia, pois ela não estava saindo muito. Contei sobre o feat, a importância de se reconectar com o Brasil, sobre o funk, a Dulce escutou a faixa original e topou na hora. Até me assustei”, relembra.

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Então, os planos começaram a dar certo. “Foi um lançamento maravilhoso. No primeiro dia teve mais de 100 mil streamings e hoje em dia está chegando a 6 milhões. Além disso, os dois ficaram nos assuntos mais comentados por mais de 48 horas e até hoje traz frutos maravilhosos. O Kevin O Chris também foi muito comentado no México. Todo mundo fala dessa música até hoje aqui fora.” Para engajar ainda mais no lançamento, foi desenvolvida uma ação com algumas celebridades brasileiras como Boca Rosa e Tati QuebraBarraco, que reagiram em primeira-mão à canção e divulgaram nas redes sociais.

Em seguida, veio o lançamento com Flay Ferrugem, em Céu Azul, um piseiro que surpreendeu mais ainda. “Na Ari Prensa sempre trabalhamos pensando em realizar sonhos e existia muita genuinidade na Flay ao falar de sua admiração pela Dulce, mas acreditávamos que ainda era muito cedo para um feat internacional dessa dimensão, uma vez que a Flay estava começando a carreira solo. Então, surgiu a oportunidade do Ferrugem estar na música e isso trouxe um respaldo enorme”, conta o empresário. A música é pagode e se mistura com o famoso gênero piseiro, que tem dominado as paradas brasileiras. “Achei que seria um bom caminho para um novo público, já que tem Ferrugem na canção e ela já tinha um refrão em espanhol, não mudaria o contexto”, completa. No mesmo dia em que gravou Ela Tá Movimentando, a cantora também gravou Céu Azul — lançada uma semana após a primeira parceria.

Com as liberações uma atrás da outra, em três semanas, o número de ouvintes aumentou em 2 milhões. “Foi aí que a gente começou a ter mais certeza do quanto daria certo um EP em português”, explica.

¿Quién es la máscara?/ The Masked Singer

No segundo semestre de 2021, Dulce María participou da versão mexicana do The Masked Singer. A versão brasileira foi ao ar na mesma época e teve como vencedora Priscila Alcântara. “Apresentei a Priscila que tinha acabado de se apresentar como um unicórnio. Dulce foi uma leoa. De imediato, ela se apaixonou pelo seu talento e pela sua voz” diz.

Para que a parceria virasse uma possibilidade, Quirino falou com o apresentador Bruno de Lucca, a quem também assessora pela Ari Prensa. “Bruno entrevistaria a Priscila no dia que ela ganhou o programa. Entrei em contato com ele e perguntei se poderia falar sobre a vontade de Dulce e ele falou no ar. Priscila aceitou, conversei com sua assessoria e em uns cinco dias, ela gravou. Buscamos uma data porque sabíamos que não era uma música tão comercial e que seria pontual para chegar a um público mais pop. Ela ficou muito bonita e Dulce quis marcar essa etapa do reality musical com essa faixa, que, por coincidência, conecta as duas.

Amigos con Derechos

“Nós já tinhamos desde o começo a confirmação de Marília Mendonça no EP. Marília foi um presente desde o começo. Jamais imaginaria que ela toparia. Ouvi a demo de Amigos con Derechos — apenas na voz de Dulce — e na hora pensei na cantora sertaneja. Mandei por meio de um assessor e tivemos a resposta rapidamente com a voz dela já gravada”, recorda Ariel.

Marília, que morreu em novembro de 2021 após um trágico acidente aéreo, era fã de Dulce María, o que resultou em uma parceria incrível — e totalmente em espanhol. A gravação aconteceu em agosto e, após autorizada pela família, foi lançada em dezembro do mesmo ano com um lindo vídeo em homenagem à cantora. “Estou cheia de emoções, um lançamento agridoce, mas com todo o amor pelos fãs de Marília Mendonça e por todas as pessoas que a amam, e com a emoção de a conhecerem em muitos mais países como era seu sonho“, declarou a mexicana em um post na época.

Spotify Singles

A gigante do streaming não fechou os olhos para o crescimento da ex-RBD e tratou de convidá-la para um live sessions, a fim de apresentar, pela primeira vez na América Latina, a primeira edição do Spotify Singles.  A ideia é mostrar a versatilidade de alguns artistas em estilos diferentes e Dulce é uma delas. A mexicana cantará uma versão remix de Barbie com Rebecca, que na versão original traz as vozes de Danny BondLexa Pocah. O remix contou apenas com a ex-RBD, MC Dany e a colombiana Farina.


“Dulce já conhecia Rebecca há mais ou menos uns 3 anos, quando ela começou a explodir no Brasil com Cai de Boca. Na época, tentamos fazer algum trabalho com as duas artistas, mas não deu certo por conta de datas e projetos em andamento. Quando o convite chegou e tudo deu certo, ficamos muito felizes. Nós também continuamos no caminho que é fazer colaborações com nomes na América Latina e achamos que seria legal colocar a colombiana. Falei sobre estratégias. O Spotify confirmou na hora e juntamos ao projeto.”

Após um ano de muito trabalho, estratégia, logística e planejamentos para tudo sair como o esperado, Dulce María colheu frutos: se consolida como a Ex RBD mais ouvida nas plataformas digitais, resgatou parte do público que a conhecia desde a época da banda e, as faixas em colaboração com os artistas brasileiros ultrapassam a marca de 12 milhões de reproduções. Atualmente, Dulce está pronta para uma nova etapa e quer divulgar, em breve, a versão deluxe de Origen.


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