Inicialmente, a final da Copa Sul-Americana seria disputada em Brasília (DF), no próximo dia 1º de outubro. No entanto, por conta da data ser na véspera das eleições no Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez um pedido para Conmebol alterar o palco da final.
Nesse sentido, a entidade sul-americana decidiu mudar não só o estádio como o país sede da decisão. O estádio Mario Alberto Kempes, na Argentina, vai receber o jogo entre São Paulo e Independiente Del Valle.
Uma curiosidade é que será a segunda final da Sul-Americana realizada neste estádio localizado em Córdoba. A primeira foi vencida pelo Defencia Y Justicia por 3 a 0 sobre o Lanús, em 2021, em uma final argentina.
Com capacidade para 57 mil torcedores, o estádio sofreu uma reforma, a qual começou em 2010 e terminou em 2011 para a Copa América, além uma nova cobertura, novo sistema de iluminação e estruturas mais modernas.
Administrado pelo governo da província de Córdoba, o estádio costuma receber jogos do Córdoba Capital, Club Atlético Belgrano e Club Atlético Talleres, clube locais.

Sede da Copa de 1978
Localizado a 10km do centro de Córdoba, o Estádio Mario Alberto Kempes está em uma reserva natural chamada Chateau Carreras. Sua construção foi iniciada em 1975 para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 1978. Inicialmente, a capacidade ficou em 47.581 torcedores e sua inauguração foi em um amistoso entre a seleção argentina e um time de futebol de Córdoba, com vitória de 3 a 1 da seleção. No estádio, o Peru venceu a Escócia por 3 a 1 no mundial, que seria vencido pelos argentinos contra a Holanda no Monumental de Núñez.
Apesar de chamar Estádio Mario Alberto Kempes, o palco do futebol argentino só recebeu esse nome em 2010, uma homenagem ao artilheiro da Copa e campeão mundial pela Argentina em 78.
Divisão das torcidas
Na final entre São Paulo e Independiente del Valle, a Conmebol promoveu três divisões no estádio. Enquanto cada equipe terá um dos setores atrás dos gols para alocar seus torcedores, as zonas centrais serão destinados ao público em geral.
Tanto São Paulo como o Independiente buscam o bicampeonato da competição. O Tricolor Paulista conquistou a Sul-Americana em 2012 e o clube equatoriano em 2019.
A venda dos ingressos começa nesta segunda-feira (12), com preços que vão de R$ 296 a R$ 666.
🏟🎫 ¡Venta de entradas para la Final de la CONMEBOL #Sudamericana !
🇧🇷🏆🇪🇨 Tickets disponibles a partir de hoy para @SaoPauloFC 🆚 @IDV_EC, el 1/10, en el estadio Mario Kempes de Córdoba.
🔜 El expendio comienza a las 18:00 de Brasil/16:00 de Ecuador 👉 https://t.co/tWVcUn7hxE pic.twitter.com/iZK7NL4QBk
— CONMEBOL Sudamericana (@Sudamericana) September 12, 2022