Ousmae Dembélé foi o grande vencedor da Bola de Ouro 2025. Na cerimônia desta segunda-feira, 23, o atacante francês do PSG foi eleito o melhor jogador da temporada 2024/25 pela revista francesa France Football, desbancando o jovem Lamine Yamal e seu companheiro de clube Vitinha, que ficaram com o 2º e 3º lugar, respectivamente.
Aos 28 anos, o principal destaque do PSG na temporada, que conquistou Campeonato Francês, Copa da França e Champions League, finalmente se encontrou, depois de uma passagem meteórica no Borussia Dortmund e uma fase decepcionante no Barcelona. Conheça mais sobre o Bola de Ouro:
+ Ousmane Dembélé conquista Bola de Ouro e consolida maior temporada da carreira
+ Imprensa internacional destaca conquista da Bola de Ouro por Dembélé
Quem é Dembélé?
Masour Ousmane Dembélé, 28, nasceu na comuna de Vermon, na França. Filho de mãe mauritana e pai malinês, Dembélé fala diferentes línguas e pratica ativamente a religião muçulmana.
Em 2021, casou-se com a marroquina Rima Edbouche, de 26 anos. Poucos ativos nas redes sociais, o casal mantém uma vida descrita, com pouca publicidade e exposição. Juntos, eles tem dois filhos.
Pouco se sabe, inclusive, da vida de Edbouche. A esposa não costuma ir aos jogos do atacante francês e não esteve ao seu lado durante a premiação da Bola de Ouro, justamente para se preservar de exposições desnecessárias. Quando aparece ao lado do jogador, Edbouche está sempre com o rosto coberto. Entretanto, a esposa esteve presente na final da Champions League, quando o PSG venceu a Inter de Milão por 5 a 0, e ambos pousaram juntos para foto levantando o troféu da competição.
Carreira
O atacante se formou nas categorias de base do Rennes, mas atuou apenas por uma temporada (2015-16) pelo modesto clube do noroeste francês. Ao todo, disputou 29 jogos e marcou 12 gols.
Se destacando por sua velocidade, drible e finalização com ambas as pernas, Dembélé rapidamente chamou a atenção do mundo do futebol. Em 2016, assinou contrato com o Borussia Dortmund, principal rival do Bayern de Munique na luta pelo titulo do Campeonato Alemão.
Na Alemanha, também ficou apenas uma temporada, o suficiente para atrair os holofotes. Com a camisa aurinegra do Borussia, atuou em 50 partidas e marcou 10 gols.
Em agosto de 2017, com apenas 20 anos, foi anunciado pelo Barcelona, em uma contração astronômica. O clube espanhol desembolsou cerca de 105 milhões de euros fixos, mais 40 milhões de variáveis para levar Dembélé para a Espanha. Até hoje, essa negociação permanece como a terceira maior venda da história do futebol, ficando atrás apenas das idas de Neymar e Mbappé para o PSG.
No Barcelona, entretanto, Dembélé decepcionou. Sofrendo com constantes lesões e dificuldades em manter uma sequência, Dembélé pouco foi protagonista pelo clube grená. Ao todo, em seis temporadas, disputou 185 jogos, marcando 40 gols. Conquistou, entre outros títulos, três Campeonatos Espanhóis.
Buscando reencontrar o grande futebol que o levou até o Barcelona, Dembélé voltou a França para vestir a camisa do PSG, em 2023. Desde então, é o principal destaque individual da equipe francesa, especialmente após a saída de Mbappé, que se transferiu para o Real Madrid em 2024.
Na última temporada Dembélé foi peça chave do esquema de Luis Henrique na conquista inédita da Champions League pelo PSG. Auxiliando na pressão da saída de bola, e sendo decisivo com gols e assistências, Dembélé recuperou o futebol que todos esperavam quando ele apareceu no Borussia Dortmund.
Polêmica com Neymar
Apesar de terem trajetórias parecidas (ambos jogaram no Barcelona e no PSG), Dembélé e Neymar não chegaram a atuar juntos. Em ambas as vezes, Dembélé chegou à Espanha e França logo após a saída do craque brasileiro.
Em 2024, ainda na primeira temporada de Dembélé pelo PSG, o atacante foi alvo de deboche do craque do Santos, que comentou uma publicação que comparava os números de gols do francês com os de Neymar.
Neymar deixou o PSG em 2023, no ínicio da temporada. Entretanto, teve tempo de marcar dois gols em um amistoso de pré-temporada antes de deixar a frança rumo a Arábia Saúdita, onde vestiu a camisa do Al-Hilal. Dembélé, por outro lado, chegou ao clube quando o astro brasileiro estava negociando sua saída, em agosto de 2023.
Dessa maneira, em fevereiro de 2024, quase no fim da temporada europeia, Dembélé já estava a 6 meses no clube, mas sofria com dificuldades para desempenhar seu melhor futebol. Naquela altura, o atacante havia marcado apenas um gol, gerando a comparação com Neymar, que havia balançado as redes duas vezes no amistoso do ano anterior.
Na publicação, que mostrava essa comparação, Neymar comentou debochando, com emoticons de risada. Desde então, Dembélé passou a ser alvo da torcida brasileira, que ironiza o tamanho e a qualidade do jogador, principalmente quando se comparado ao astro brasileiro.