A advogada Izabella Borges atuante na defesa de Duda Reis e Luisa Mell, Izabella também compartilha em suas redes sociais informações importantes sobre violência doméstica e sexual.

https://www.instagram.com/p/CcRHRXRrLcw/

Ao tratar sobre a polêmica série “Anatomia de um Escândalo” nas redes sociais, Izabella explica sobre o consentimento sexual, tema que considera central na produção da Netflix.

“A série nos leva a refletir criticamente sobre os limites existentes entre a relação consensual e a violência sexual. É preciso ficar claro que o consentimento para a prática de ato sexual deve sempre ser voluntário e livre. Além disso, é revogável. Pode se expressar verbalmente ou por gestos, a partir de condutas de repulsa. Não há consentimento infinito, eterno, invariável”, avisa.

“Ainda que as partes já tenham se relacionado antes ou estejam se relacionando naquele momento, o consentimento é exigido. A partir da negativa, de condutas ativas da vítima no sentido de demonstrar que não deseja a prática do ato sexual, verbalmente ou não, o que vem depois é violência”, aponta.

A advogada e psicanalista fundou, com a atriz Duda Reis, o Survivor, instituto que oferece suporte emocional e psicológico às vítimas de violência doméstica e sexual.

Izabella conta que “ao transmutar a posição de vítima para sobrevivente, a mulher que sofreu violência doméstica tem a oportunidade de construir uma nova narrativa para a sua vida, livre dos estereótipos que marcam a vida das vítimas, com mais autonomia emocional e financeira para recomeçar”.

“A violência doméstica e sexual deixa marcas invisíveis, feridas na alma, traumas que levam a perda de espontaneidade e aprisionam a vítima ao passado. A pandemia nos mostrou a importância de cuidarmos da saúde mental e emocional de todas as pessoas. Às vítimas de violência, essa preocupação deve ser ainda mais urgente”, finaliza.