Nesta quarta-feira (31), termina o Agosto Laranja, mês de conscientização da Esclerose Múltipla, doença autoimune que atinge cerca de 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo algumas celebridades. Por motivos genéticos ou ambientais, na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (capa que envolve todos os axônios) que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso.
Além da esclerose, outras doenças incuráveis atingem famosos que acabam, por muitas vezes, se tornando porta-vozes de distúrbios ou síndromes. Essas pessoas são responsáveis por aumentar a conscientização e acabam ajudando semelhantes que sofrem das mesmas doenças.
Confira outros famosos que possuem esclerose múltipla ou outras doenças incuráveis:
A atriz luta há anos contra a esclerose múltipla, uma doença autoimune que gera inflamação em alguma parte do sistema nervoso central e degeneração dos neurônios.
Assim como Claudia Rodrigues, a atriz Guta também sofre de esclerose múltipla. Recentemente, as duas revelaram que pretendem montar um espetáculo sobre a esclerose múltipla.
Selma Blair revelou em 2018 que sofre de esclerose múltipla. A atriz tem sido um porta-voz da doença e sempre divide relatos de sua vida convivendo com a doença pelas redes sociais.
A cantora britânica descobriu sua doença após um susto em 2020. Jessie revelou que acordou um dia sem conseguir enxergar nem andar e foi levada as pressas para o hospital. Foi então quando recebeu o diagnostico de Sindrome de Mènière, um distúrbio no ouvido interno que causa episódios de vertigem. A doença não tem cura, apenas cuidados paliativos.
A cantora que faz grande sucesso desde os anos 2000 abordou várias vezes seu diagnóstico da doença de Lyme. Essa doença é uma infecção transmitida por carrapato, provocada por spirochete Borrelia spp. Os sintomas incluem anormalidades neurológicas, cardíacas ou articulares.
Assim, Avril Lavigne também foi diagnosticado com Doença de Lyme em 2020. Recentemente, Bieber também revelou uma paralisia parcial no rosto causado pela síndrome de Ramsay Hunt, que é uma doença causada pelo mesmo vírus causador da varicela.
A atriz e cantora revelou em 2017 que sofre de lúpus eritematoso sistêmico (LES), doença também conhecida apenas como lúpus, uma doença reumática crônica e autoimune capaz de atingir diversos sistemas do corpo, causando inflamações nas articulações, pele, rins, coração, pulmões, cérebro, coração e células sanguíneas.