O jornalista Evaristo Costa, de 47 anos, segue internado na UTI de um hospital em Cambridge, no Reino Unido, onde vive com a família, devido complicações relacionadas à Doença de Crohn, que é uma síndrome inflamatória que afeta o trato gastrointestinal.
+Linfoma de Hodgkin: médico explica doença que acometeu o ex-técnico da seleção Parreira
Na segunda-feira, 15, Evaristo usou as redes sociais para falar sobre o seu estado de saúde. “Uma das perguntas que mais tenho recebido é: ‘o hospital que você está é público?’ Sim, eu estou sendo atendido em um hospital público, de graça, que pertence ao Serviço Nacional de Saúde, a sigla é NHS, fica aqui em Cambridge, é sede da escola da universidade de Medicina de Cambridge, um dos maiores centros de ciências da saúde e pesquisa médica da Europa e é a maior referência do Reino Unido”, explicou.
“Não, eu não tenho plano de saúde. Eu fiz a mesma pergunta para um amigo meu inglês e ele respondeu: ‘por que pagar plano de saúde? Eu pago as taxas para o governo e o mínimo que eu espero é ser bem atendido pelo NHS’. Existe plano de saúde? Existe, mas não existe aquela máfia dos planos de saúde, porque antes de você ir para o atendimento particular do seu plano, você, obrigatoriamente, tem que passar e ser indicado para o particular pelo seu médico da família, que é do governo”, completou ele.
Em nota divulgada pela assessoria do apresentador, foi informado que houve evolução em seu quadro, mas que ainda não há previsão de alta.
“Evaristo Costa encontra-se em franca recuperação, sem dores e muito bem-humorado. A doença de Crohn entrou em remissão e a infecção respondeu bem aos antibióticos. Embora sejam só boas notícias, os médicos acharam por bem seguir com a medicação intravenosa, por isso o apresentador ainda não possui previsão de alta”, finaliza o comunicado.
Vale lembrar que em novembro do ano passado, Evaristo Costa foi internado e diagnosticado com erisipela, uma infecção de pele na perna.
Doença de Crohn
Para entender mais sobre o quadro do jornalista Evaristo Costa, a IstoÉ Gente conversou com Adiney Ferreira Esteves, gastro colo-proctologista e coordenador da GastroD’OR Hospital Assunção – SBC, que explicou a doença de Crohn. Entenda!
“A doença de Crohn é uma doença auto imune na qual o “corpo” erradamente combate o intestino fazendo com que o paciente tenha diarreia, sangramento intestinal, perda de peso, fraqueza, podendo evoluir com perfuracões intestinas e em casos sem tratamento até a morte”, diz o médico.
Qual o tratamento?
O tratamento da Doença de Crohn é basicamente com os medicamentos imunobiológicos ou imunossupressores, que servem para “frear” o corpo de estar combatendo o intestino e levando o paciente a estabilidade da doença. Mas em alguns casos o medicamento não é suficiente sendo necessário a cirurgia com ressecções de segmentos de intestino e por vezes a necessidade das temidas bolsinhas (ileostomia e colostomia) que são segmentos do intestino que são fixados na parede do abdomen para saida de fezes.
Como no caso do Evaristo , é comum os pacientes pecisarem ser internados para compensação da doença com medicamentos endovenosos, e recebendo alta após essa compensação.
Tem cura?
Não há cura, mas com um acompanhamento médico, o paciente tem mais qualidade de vida.