05/04/2022 - 13:40
O setor de franquias faturou R$ 185 bilhões em 2021, 10,7% a mais do que no ano anterior. Os dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Franquias (ABF) ainda mostram que, para 2022, a expectativa é superar R$ 201 bilhões em faturamento e mais de 182 mil novas unidades. Em expansão em todo país, por que será que o franchising tem atraído cada vez mais empreendedores? O sócio-diretor da Home Angels e Membro da Comissão ABF de Microfranquias e Novos Formatos, Artur Hipólito, explica que o modelo antecipa uma série de recursos para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso.
“Na hora de abrir o próprio negócio é preciso ter know-how, algo que o franchising pode antecipar. Por isso, vale ressaltar a importância de escolher uma marca que tenha circular de oferta e contrato de franquia avaliados por instituições com a ABF, além de passar por um comitê jurídico e de ética. Também é importante lembrar que nem sempre aquilo que é bom para os outros é bom para você. É preciso escolher áreas de atuação que tenham afinidade”, detalha.
Renato Ticoulat, presidente da rede Limpeza com Zelo, acredita que o franchising hoje é o canal mais adequado para quem quer começar a empreender. “O franchising se tornou a opção mais atraente com as vantagens ligadas à redução de risco que apresentou. Pesquise negócios que sejam duradouros, a experiência do franqueador e a história da franquia, além das metas futuras e o papel que representará para ele. Entenda o suporte que será oferecido e as garantias que, se não eliminam os riscos, ao menos os diminuem, como por exemplo contratos garantidos para iniciar a operação.”
O franqueador ainda destaca que um dos maiores desafios que os candidatos a empreendedores enfrentam é saber vender. “É preciso aprender a técnica porque vender é algo técnico, é necessário entender como as coisas funcionam. Quando se inicia um negócio, o empreendedor está sozinho e acaba executando todas as funções: secretário, vendedor, gerente, operacional, logística e diretor. É aí que a experiência do franchising se sobressai”, relata Renato Ticoulat.
Já para Artur Hipólito, um dos desafios é ter o capital mínimo para investir pelos seis primeiros meses ou até mesmo pelo primeiro ano antes do ponto de equilíbrio, que é quando o capital investido na operação retorna. Para ele, é muito importante que saiba escolher um negócio que seja adequado com o perfil pessoal, profissional e de habilidades do empreendedor. No mercado, existem micro e grandes franquias de diversos segmentos, de beleza à construção cívil.
“As microfranquias são ideais para pessoas que estão trocando o emprego formal pelo empreendedorismo . Já as grandes, com valores de investimentos altos, acima de R$ 500 mil, são opções para investidores que estão decidindo se vão aplicar capital na bolsa de valores, em dólares ou colocá-lo numa atividade geradora de renda para, aí sim, comparar a rentabilidade”, comenta Artur Hipólito.