Com a cerimônia de abertura marcada para o próximo dia 28, os Jogos Paralímpicos estão para começar. Depois de histórias marcantes, recordes batidos e conquistas emocionantes na Olimpíada de Paris, chegou a vez da cidade francesa receber a 17ª Paralimpíada.

Como é de costume, o que não faltam são grandes estrelas no torneio, seja do Brasil ou das outras 183 nações que estarão na disputa.

Aqui, selecionamos as principais estrelas que devem ser destaque nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 e que você deve ficar de olho. Confira:

Simone Barlaam

Multicampeão mundial e atual medalhista de ouro na categoria 50m livre S9 na natação, o italiano Simone Barlaam é uma das grandes atrações do torneio.

Em Tóquio, além do ouro conquistado, levou pra casa mais 3 medalhas, duas pratas e um bronze. Nos Mundiais de Londres 2019, Madeira 2022 e Manchester 2023, o italiano se consagrou, somando incríveis 15 medalhas de ouro, 5 em cada torneio.

Diede de Groot

Quando se fala em tênis de cadeira de rodas, Diede de Groot é certamente um dos nomes mais marcantes. A holandesa de 27 anos já conquistou 39 Grands Slams na modalidade, sendo 21 individual e 18 em duplas.

Em Tóquio, Diede fez dobradinha, levando o ouro nas duas categorias. Depois do torneio no Japão, emplacou uma invencibilidade incrível que durou até maio de 2024, somando mais de 130 vitórias consecutivas.

Dessa maneira, a holandesa é uma das grandes atrações no esporte e a grande favorita a conquistar novamente o lugar mais alto do pódio no individual e nas disputas em duplas.

Ryley Batt

Seja nas Olimpíadas ou na Paralimpíadas, a Austrália é uma das principais potências do Rugby. Nos Jogos Paralímpicos, o Rugby de cadeira de rodas é uma das atrações e o australiano Ryley Batt é um dos grandes nomes do esporte.

Riley já conquistou 3 medalhas olímpicas, a prata em Pequim 2008 e o ouro em Londres 2012 e Rio 2016. Depois de ficar em 4ª lugar com a sua seleção nos Jogos de Tóquio-2020, Ryley estará em ação em Paris em busca do seu 4º pódio paralímpico.

Bebe Vio

Bicampeã de esgrima com mãos e pés amputados, a italiana Bebe Vio é uma atleta consagrada que se destaca no esporte e também nas redes sociais.

Bebe Vio levou a medalha de ouro nas últimas duas Paralimpíadas e também conquistou a prata em Tóquio e o bronze na Rio 2016 nas disputas por equipes.

Por conta do seu sucesso nas redes sociais, contando com mais de 1 milhão de seguidoras no Instagram, a atleta é uma das mais conhecidas do torneio e deve ter torcida massiva em busca de novos pódios. 

 Alexis Hanquinquant

Uma das principais estrelas da casa, o francês Alexis Hanquinquant foi um dos responsáveis pelo transporte da tocha olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, entregando o objeto nas mãos do judoca Teddy Rinner.

Atleta do paratriatlo na categoria PTS4, Alexis conquistou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e agora, contando com a torcida a seu favor, vai em busca do bicampeonato.

Oksana Masters

Principal potência paralímpica, os Estados Unidos também contam com grandes estrelas nos Jogos de Paris. Oksana Masters é uma das principais.

Oksana se destaca por sua versatilidade. A norte-americana disputou seis paralimpíadas, somando os Jogos de inverno e verão. Ao todo, soma 17 medalhas em 4 esportes diferentes: remo, esqui cross-coutry, biatlo e ciclismo, sendo 7 medalhas de ouro. Nos Jogos de Tóquio, conquistou 2 ouros no ciclismo paralímpico. 

Estrelas brasileiras

O Brasil também é uma das grandes potências dos Jogos Paralímpicos. Em Tóquio 2020 fez a sua melhor participação, terminando a competição com 77 medalhas conquistadas.

Dessa maneira, a delegação brasileira conta com diversas estrelas, como Carol Santiago, Jovane Guissonem, Jerusa Geber, Petrúcio Ferreira, Claudiney Batista, Alana Maldonado, Phelipe Rodrigues, entre outros.

Além das atrações individuais, o Brasil se destaca em esportes coletivos, como no vôlei sentado e no futebol para cegos.

No futebol para cegos, por exemplo, o Brasil é referência máxima e é uma das grandes atrações do torneio. Contando com multicampeões no elenco, a Seleção Brasileira conquistou todos os titulos da modalidade nos Jogos Paralímpicos, que estreou em Atenas 2004. 

Dessa maneira, chega para Paris em busca de manter sua dominância e sua invencibilidade, visto que nunca foi derrotado.