Conheça as 9 livrarias mais inusitadas do mundo

VENEZA, 30 ABR (ANSA) – As livrarias andam um pouco esquecidas, principalmente por conta da tecnologia, que possibilita ler um livro através de um tablet ou smartphone. No entanto, algumas pessoas ainda preferem a sensação de pegar um livro nas mãos e folhear ele. Para os amantes da leitura, conheça nove livrarias inusitadas que encantam pela beleza e o design.   

Leakey’s Bookshop, Escócia – Localizada na cidade de Inverness, uma antiga igreja gaélica abriga hoje em dia um verdadeiro paraíso para os amantes dos livros. A Leakey’s Bookshop foi fundada em 1994 e é uma livraria que vende principalmente livros usados, mas também mapas, gravuras e algumas novas publicações.   

Os livros estão localizados entre púlpitos e vitrais. A livraria conta com uma pequena lareira e decorações de madeira para deixar o visitante mais a vontade para vasculhar os diversos títulos espalhados pelo local.   

Word on the Water, Inglaterra – Localizada em Londres, a livraria está instalada em um barco de madeira desde a década de 1920, que costumava navegar pelas águas do Canal do Regente. Com o tempo, a embarcação abandanou sua principal função e está ancorada nas proximidades da estação de King’s Cross.   

A biblioteca virou um ponto de referência cultural, graças aos eventos que organiza, desde encontros com os autores até apresentações de jazz.   

Biblioteca Acqua Alta, Itália – Essa livraria da cidade de Veneza, na Itália, não é conhecida pela localização ou o belo prédio que está, mas por onde seus livros estão depositados. A biblioteca é rica em volumes usados e os leitores poderão encontrá-los em móveis clássicos, banheiras e até dentro de gôndolas.   

El Ateneo, Argentina – A livraria é uma das mais belas e famosas da América do Sul. Ela é localizada em um antigo teatro de Buenos Aires do início do século 20. O local é tão conhecido, que mais de um milhão de pessoas visitam a biblioteca todos os anos.   

Alguns turistas vão atrás de livros, já outros preferem ver o esplendor do antigo teatro argentino. O palco e os bastidores foram transformados em salas de leitura e chama atenção pela beleza.   

Boekhandel Dominicanen, Holanda – Essa livraria holandesa está localizada na cidade de Maastricht, em uma antiga igreja do século 13. A biblioteca conta com livros novos e de diversos assuntos.   

O contraste entre a construção gótica e as instalações modernas da livraria chama atenção. O local pode ser visitado pelos amantes da leitura, além do design e da arquitetura.   

Livraria Ler Devagar, Portugal – Uma antiga fábrica abandonada da cidade de Lisboa se transformou em uma bela biblioteca. A livraria conta com restaurantes e lojas, além de diversos volumes para os amantes da leitura aproveitarem o passeio.   

O local possui livros de diversas línguas e temas, além de criações mecânicas que circulam sobre as cabeças dos clientes.   

The Last Bookstore, Estados Unidos – Entrar nessa livraria da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, é como estar no mundo do livro “Alice no País das Maravilhas”, já que os volumes estão colocados nas posições mais estranhas.   

Alguns livros estão guardados para formarem arcos, túneis e labirintos. Outros estão pendurados como se estivessem voando sobre os visitantes. Grande parte dos volumes para venda são livros usados.   

Librairie Avant-Garde, China – Essa livraria localizada na cidade de Nanjing, foi aberta em 1999, em um local já usado inicialmente como um bunker antiaéreo e um estacionamento subterrânero. A biblioteca conseguiu transformar um espaço frio e impessoal em um local de design e cultura.   

A livraria é um ponto de referência de Nanjing, sendo visitada por muitos estudantes. O local também conta com numerosas cruzes espalhadas pela biblioteca.   

Honesty Bookshop, Gales – Localizada em Hay-on-Wye, essa pequena cidade possui mais de 30 bibliotecas, sendo conhecida como “cidade do livro”.   

Uma das mais interessantes de Hay-on-Wye é uma biblioteca que vende seus livros nas muralhas de um antigo castelo medieval. Os clientes podem deixar algumas moedas dentro de um cofrinho caso for levar um livro.(ANSA)