A estética íntima está em alta, não apenas entre os assuntos nas redes sociais, visto que o Brasil é recordista mundial em cirurgia íntima; só em 2016, o País realizou 25 mil intervenções, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Esse tipo de procedimento e outros similares conquistaram diversas famosas brasileiras, muitas delas pacientes da ginecologista Anamarya Rocha, da clínica referência no meio JK Estética Avançada, em São Paulo.

+ Entenda a técnica de rejuvenescimento íntimo realizada por Gretchen

+ Estética íntima: as principais causas de mudanças na vulva

Claudia Raia, Virgínia Fonseca, Deolane Bezerra, Lauana Prado, Viviane Tube, Katia Aveiro (irmã de Cristiano Ronaldo), Gretchen, Tainá Costa, Dayanne Bezerra, Ayarla, Pamela Drudi e Natália Beauty são algumas das famosas que já realizaram tratamentos íntimos com Anamarya Rocha. Por isso, também, a médica está em destaque nas redes sociais e é uma das grandes referências da prática no Brasil.

À ISTOÉ, a ginecologista explica que seu sucesso é decorrente de muito estudo e especializações Brasil à fora. Formada em medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), pós-graduada em Sexualidade Humana no Hospital Pérola Byington, Centro de Referência da Saúde da Mulher, ela tem em seu currículo estágio voluntário na Universidade do Porto, em Portugal, e especialização em Tratamentos Estéticos Íntimos pela Associação Brasileira de Cosmetoginecologia (ABCGIN) e pelo Brazilian College of Laser Sculpture (BCLS).

Para se manter sempre atualizada e, então, propor tratamentos inovadores e de alta performance para suas pacientes da clínica JK Estética Avançada, a médica frequenta congressos em todo o mundo. Ela já passou pelo Egito, país de referência em cirurgias reconstrutoras íntimas; Inglaterra, onde foi realizado o 6º Congresso Mundial da Sociedade Europeia de Ginecologia Estética; Portugal, onde participou do último Congresso de Medicina Estética; além de diversos eventos brasileiros que ocorrem todos os anos.

Anamarya Rocha é ginecologista e sexóloga com área de atuação em
cirurgia e estética íntimas (Crédito:Arquivo pessoal/Anamarya Rocha)

A alta no trabalho de Anamarya reflete, também, o aumento pela busca de procedimentos estéticos íntimos, incluindo tratamentos cirúrgicos ou não cirúrgicos, segundo ela. “Devido à grande demanda, que faz com que o Brasil seja o País recordista em cirurgias íntimas, houve a necessidade de conhecer os tratamentos disponíveis hoje no mercado para as mulheres modernas, que estão se cuidando mais, não só devido ao maior acesso à informação, como também ao aumento da expectativa de vida, à busca por uma longevidade saudável e ao desenvolvimento de tecnologias de ponta”, pontua a médica.

A especialista afirma que mulheres de diferentes faixas etárias podem se submeter aos tratamentos íntimos, “desde que já tenham chegado ao seu desenvolvimento sexual completo”. “Muito além da estética, os resultados trazem conforto, bem-estar, qualidade de vida e autoestima para todas as mulheres que os realizam”, garante.

Estética íntima

No quesito estética íntima, área de atuação da ginecologista, os tratamentos podem ser cirúrgicos ou não cirúrgicos. Para a definição, é imprescindível uma avaliação individual.

Em casos de cirurgias íntimas, as opções são ninfoplastia (redução dos pequenos lábios vaginais), redução de clitóris, correção de períneo, dos grandes lábios vaginais e de bexiga. “A tecnologia é a grande responsável pela maioria dos tratamentos íntimos que existem no mercado. O laser de CO2 fracionado, por exemplo, possibilita não só tratamentos cirúrgicos, como a ninfoplastia e tratamentos do canal vaginal, propondo um estreitamento do mesmo e favorecendo, inclusive, o aumento da lubrificação”, explica.

“Já as opções não cirúrgicas tendem a aumentar a produção de colágeno local, tanto fora quanto dentro do canal vaginal, melhorando o aspecto externo e aumentando a lubrificação interna, além de deixar o canal vaginal mais estreito. Os peelings podem ser associados ou não ao laser para clareamento da região íntima”, informa Anamarya.

Ela explica, ainda, que, “em geral, os tratamentos cirúrgicos são definitivos, enquanto os outros precisam de manutenção, devido ao processo natural do envelhecimento, que é contínuo”.

Além da harmonização íntima

Arquivo pessoal/Anamarya Rocha

Apesar da atuação em estética íntima, Anamarya também realiza outros tipos de tratamento ginecológico em suas pacientes. Atualmente, um dos destaques da JK Estética Avançada é a cadeira eletromagnética EMSELLA, que atua na frouxidão do canal vaginal, prevenindo, inclusive, escapes de urina.

“Há duas ou três gerações, as mulheres ainda tinham uma grande quantidade de filhos e isso poderia, com o passar dos anos, provocar na pelve feminina um enfraquecimento, muitas vezes evoluindo com perdas urinárias ou prolapsos dos órgãos pélvicos. Tecnologias como a cadeira eletromagnética EMSELLA, o laser e a Radiofrequência, hoje são utilizados para esses tratamentos de maneira menos invasiva”, detalha a médica.