Seja como petisco, no drinque ou em receitas, as azeitonas são ótimas para dar sabor. Além de gostosas e versátil, também são nutritivas e podem ajudar a manter o corpo saudável. “Elas contêm gordura – principalmente monoinsaturada – vitamina E, vitamina A, cobre, cálcio e vários antioxidantes, incluindo oleuropeína, hidroxitirosol, tirosol, ácido oleanólico e quercetina. Todos esses nutrientes são essenciais, principalmente, para a saúde das mulheres”, explica a nutricionista Alyssa Pike para a “Glamour”.

+ Nutricionista lista alimentos para aumentar o desempenho sexual

+ Consumo regular de noz-pecã reduz taxa de colesterol em dois meses, diz estudo

Conheça cinco benefícios da azeitona para a sua saúde, de acordo com os nutricionistas:

1. Pode reduzir doenças cardíacas e inflamações

De acordo com a especialista Alyssa Pike, as azeitonas contêm antioxidantes, que são associados à redução do risco de doenças crônicas, como problemas cardíacos e inflamações do corpo.

2. Pode prevenir o câncer

Estudos epidemiológicos descobriram que as taxas de certos tipos de câncer são mais baixas no Mediterrâneo em relação aos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, isso pode ser atribuído às dietas ricas em azeite de oliva (feito do fruto da azeitona). O ácido oleico, o principal ácido graxo monoinsaturado do azeite de oliva, pode diminuir o crescimento das células cancerígenas.

3. Regula os níveis de colesterol

Elas também oferecem uma variedade de benefícios, principalmente para a saúde do coração. “O ácido oleico, encontrado nas azeitonas, pode melhorar a saúde do coração ao regular os níveis de colesterol ruim”, destaca a nutricionista de saúde feminina Valerie Agyeman.

4. Ajuda a controlar a hipertensão

O alto teor de ácido oleico e polifenóis, antioxidantes presentes nas azeitonas, ainda podem ajudar no controle da hipertensão, também conhecida como pressão alta.

5. Desacelera o envelhecimento precoce

As azeitonas podem auxiliar o funcionamento das células, bem como o sistema imunológico e a saúde da pele. Por ser fonte de vitamina E, que protege a derme da radiação ultravioleta, esse alimento pode prevenir o câncer de pele e diminuir o envelhecimento precoce.