O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (29), com uma votação final no Senado, um texto que adia por uma semana a ameaça de paralisação parcial do governo federal.

A medida prevê a prorrogação até 8 de março do orçamento federal, evitando o fechamento temporário de serviços públicos.

O núcleo duro dos republicanos na Câmara dos Representantes, ligado ao ex-presidente Donald Trump, vem impedindo a aprovação do orçamento federal de 2024, cujo ano fiscal começou em 1º de outubro.

A maior economia do mundo funciona com uma série de pequenas leis que prorrogam o orçamento geral por dias, semanas ou meses. Quando esses miniorçamentos estão prestes a expirar, existe o risco de uma paralisação parcial do governo federal, ou “shutdown”. Nesta sexta-feira, um deles expirava.

A Câmara dos Representantes havia aprovado o texto mais cedo, e o aval do Senado era uma mera formalidade. Ele ainda tem que ser promulgado pelo presidente Joe Bien.

Esta é a quarta vez desde outubro que o prazo é adiado. O presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson, estava na corda bamba, entre as exigências dos mais conservadores, como ele, e as dos republicanos mais moderados.

Todos os democratas, exceto dois, votaram a favor da resolução, mas 97 republicanos votaram contra.

Os moderados consideram que a paralisação é politicamente desastrosa e ameaça as chances dos republicanos de manter o controle da Câmara e recuperar o Senado nas eleições presidenciais de novembro, mas os apoiadores de Trump colocam isso em dúvida.

ft-jul/erl/atm/arm/ic/mvv-lb