Neste domingo, 1, ocorreu o 8º Congresso Nacional do PSOL, que elegeu Paula Coradi como presidente nacional do partido até 2026. A capixaba de Vila Velha (ES) conseguiu 67% dos 451 delegados.

Coradi faz parte do grupo político liderado pelo deputado federal e pré-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL-SP) e vai substituir Juliano Medeiros, que comandou a legenda entre 2017 e 2023.

“Sou fruto de um processo coletivo. O PSOL incentiva a participação das mulheres nas instâncias partidárias. Isso resulta em um número expressivo de parlamentares mulheres e em instâncias partidárias. Agora, é seguir como nosso trabalho de ampliação da nossa base social, e estreitar ainda mais os laços com os movimentos sociais para estarmos ainda mais fortalecidos nas eleições de 2024.”, afirma Paula à imprensa.

Briga

No entanto, o que marcou o evento foi uma briga entre correntes partidárias e teve que ser interrompido.

Em nota divulgada, Medeiros afirmou que a direção do PSOL lamenta o ocorrido.

“O caso está sob apuração das instâncias responsáveis. O incidente não alterou o curso do encontro que se encerrou elegendo a nova direção e aprovando todas as resoluções previstas”, declarou.

Com informações de Estadão Conteúdo*