Mundo

Congresso aprova financiamento e evita ‘shutdown’ nos EUA


NOVA YORK, 3 DEZ (ANSA) – O Congresso dos Estados Unidos aprovou na noite desta quinta-feira (2) o financiamento do governo até 18 de fevereiro, evitando a paralisação das atividades federais um dia antes do prazo.   

Já aprovado pela Câmara dos Representantes, o procedimento passou no Senado com 69 votos a favor e 28 contrários. “Estou feliz que, no fim das contas, as cabeças frias prevaleceram. O governo seguirá aberto”, disse o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer.   

O financiamento anterior terminava nesta sexta-feira (3), o que deixou o país à beira de um shutdown, ou seja, a paralisação de atividades federais por falta de verba. Quando isso acontece, milhões de servidores públicos são enviados para casa sem salário, enquanto parques e museus federais ficam fechados.   

No entanto, a gestão de Joe Biden já tem outra preocupação no horizonte: a secretária do Tesouro, Janet Yellen, alertou que o governo pode ficar sem dinheiro a partir de 15 de dezembro se o Congresso não aumentar novamente o teto do endividamento público.   

Os EUA já haviam ficado à beira do default em outubro passado, mas, na ocasião, o Congresso acrescentou US$ 480 bilhões ao limite de endividamento do governo americano, que era de pouco mais de US$ 28 trilhões.   

O Partido Republicano diz que não apoiará um novo aumento, embora a dívida pública tenha explodido durante o governo de Donald Trump. (ANSA).   


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua