Ambiente caótico, com filas intermináveis nos balcões das companhias aéreas e passageiros dormindo nos bancos marcaram os aeroportos Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto Congonhas, na capital, devido aos voos cancelados por causa de um ciclone que atingiu São Paulo na quarta-feira, 10.
Por meio de nota, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que a pasta e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) monitoram o atendimento prestado aos passageiros afetados pelos atrasados e cancelamentos de voos.
À IstoÉ, a Aena, responsável pela administração do aeroporto de Congonhas, informou que nesta quinta-feira, 11, houve 39 chegadas e 28 partidas foram canceladas. Também orientou os passageiros com viagens programadas para verificarem a situação dos voos diretamente com as companhias aéreas.
Segundo o ministério, uma das medidas adotadas pelos órgãos de aviação, para a rápida normalização das atividades, é a extensão, em caráter excepcional, do horário de funcionamento do Aeroporto de Congonhas, que será estendida para 0h. A medida será exclusivamente para esta quinta.
A pasta ainda comunicou sobre os direitos dos passageiros em questão de atraso, cancelamento ou interrupção de voos. As regras são:
- A partir de 1 hora: direito a comunicação (internet, telefone etc.);
- A partir de 2 horas: direito a alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
- A partir de 4 horas: direito a serviço de hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta ao local da hospedagem.
Em casos de atrasos superiores a quatro horas, cancelamentos e interrupção do serviço, a empresa deve oferecer:
- Reacomodação em outro voo;
- Reembolso integral;
- Execução do serviço por outra modalidade de transporte, conforme o caso.
O que aconteceu?
Na quarta, ao menos 167 voos foram cancelados em Congonhas. À noite, o terminal ainda estava lotado e passageiros reclamavam de falta de informações.
Em Guarulhos, outros 15 previstos para esta quinta foram cancelados. O terminal orienta os passageiros a procurarem as respectivas companhias aéreas.
O Aeroporto de Congonhas deu início às operações desta quinta-feira, com pelo menos 11 voos cancelados. De acordo com a Aena, concessionária do terminal aéreo, as decolagens estavam programadas para acontecer durante a manhã e a tarde. Até o momento, nenhum voo noturno foi afetado.
*Com informações do Estadão Conteúdo