Confira seu horóscopo para este final de semana, 17 e 18 de janeiro

Coluna: Virginia Gaia

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é também colaboradora fixa de conteúdo em emissoras de rádio e TV, jornais, revistas e sites. Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.

Confira seu horóscopo para este final de semana, 17 e 18 de janeiro

Primeira Lua Nova de 2026 e concentração de planetas entre os signos de Capricórnio e Aquário dão o tom do astral, que favorece o planejamento

Nesta imagem, registrada em novembro de 2012, vê-se o brilhante planeta Júpiter, próximo à sua oposição ao Sol, em meio às estrelas da Constelação de Touro. Brilhando claramente mais que Aldebaran, a estrela Alfa desse conjunto estelar, Júpiter está centralizado na imagem, que também mostra os populares aglomerados estelares das Plêiades e das Híades
Nesta imagem, registrada em novembro de 2012, vê-se o brilhante planeta Júpiter, próximo à sua oposição ao Sol, em meio às estrelas da Constelação de Touro. Brilhando claramente mais que Aldebaran, a estrela Alfa desse conjunto estelar, Júpiter está centralizado na imagem, que também mostra os populares aglomerados estelares das Plêiades e das Híades Foto: Tunç Tezel/NASA

Este fim de semana, dias 17 e 18,  acontece sob a primeira Lua Nova de 2026. Então, se faltou algum item importante na sua lista de desejos para o ano que mal começou, é válido aproveitar essa influência para se planejar melhor. 

No céu, a Lua Minguante já está invisível entre as estrelas, pois está cada vez mais próxima ao Sol. Quando a rainha da noite se alinhar ao astro-rei, na tarde do domingo, acontece a Lua Nova, abrindo um novo ciclo celeste chamado de Lunação. Nesse caso, como a dupla de luminares astrológicos se encontra nos domínios do signo de Capricórnio, o momento é propício aos que quiserem pensar no futuro. 

Contudo, além do Sol e da Lua, uma concentração de planetas entre os últimos graus do signo de Capricórnio e os primeiros graus do signo de Aquário torna tudo mais radical. Ao lado da Lua Nova estarão Marte e Mercúrio, nos domínios capricornianos, e também Vênus e Plutão, nos territórios aquarianos. Assim, o simbolismo da iniciativa e dos começos fica reforçado. 

E ainda tem mais: na mesma longitude de onde acontece a Lua Nova, estará Terebellium, a estrela Ômega da Constelação de Sagitário. Iluminando o flanco do mítico arqueiro, que é metade homem e metade cavalo, Terebellium representa a porção mais selvagem desse ser que simboliza a busca constante pelas verdades universais. Por isso, é preciso seguir em frente, honrando os próprios valores, mas sem se prender a ideias muito rígidas e dogmáticas. 

Pois quem se agarra demais às próprias crenças corre o risco de tomar decisões radicais e desgovernadas. Por isso, é preciso encontrar a luz da razão e a serenidade de sentimentos para aproveitar essa influência ao máximo e de forma positiva. Então, tenha em mente que toda verdade pode ter diferentes ângulos de visão. E que toda opinião pode ser revista. 

Com flexibilidade para se adaptar às circunstâncias e empatia suficiente para ouvir todos os envolvidos, fica mais fácil decidir com ponderação. E, assim, qualquer começo já tem sua porção de acerto em relação ao futuro!  

Observe: como ocorre todos os meses, no período da Lua Nova, o nosso satélite natural estará ausente do céu noturno, dada a sua proximidade ao Sol. A dica então é tentar localizar algum dos planetas visíveis a olho nu. Ainda em oposição ao Sol, o planeta Júpiter é o que estará mais fácil de ser observado. O gigante gasoso estará ao Leste depois do ocaso solar, cruzando o céu ao longo da madrugada, em meio à Constelação de Gêmeos.    

DICA DA ASTRÓLOGA: complemente a análise para o seu signo (que reflete apenas a posição do Sol no seu mapa astral), lendo também as tendências para o seu ascendente. Caso você não saiba qual é, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO

NÃO perca tempo com mapas astrais automatizados! Uma análise astrológica completa utiliza técnicas combinadas, em uma consulta que fornece orientação personalizada para todas as áreas da sua vida

Estude comigo! Conheça o Curso de Formação em  Tarô e o Curso de Formação em Baralho Cigano (Lenormand)

 Siga-me: Instagram | Facebook | TikTok | YouTube | Site

Áries: faça planos, mas evite a ansiedade, ariano. O céu pede mais foco e clareza para você chegar onde quer.  

Touro: reveja ideias, se necessário e tenha flexibilidade para se adaptar às circunstâncias, taurino. Esteja aberto a novas ideias. 

Gêmeos: é hora de desapegar, geminiano. Esteja preparado para ceder e compreender quem está mais próximo. 

Câncer: perceba melhor quem são as pessoas, canceriano. Evite julgar ou confiar demais em quem você não conhece.  

Leão: cuide melhor da sua saúde e da sua rotina, leonino. É importante ter tempo para investir no que faz bem a você. 

Virgem: divirta-se, mas tenha cuidado com possíveis excessos, virginiano. O céu pede mais leveza, mas com consciência. 

Libra: dê atenção à família e aos assuntos domésticos, libriano. Ao mesmo tempo, evite tentar controlar o que não pode ser controlado.  

Escorpião: mantenha o foco e a concentração, escorpiano. É preciso organizar as ideias para chegar mais longe. 

Sagitário: tenha senso de prioridade, sagitariano. É importante evitar o ímpeto de querer fazer tudo ao mesmo tempo. 

Capricórnio: sob a Lua Nova, você terá as energias renovadas, capricorniano. Aproveite para perceber o que precisa de novas atitudes na sua vida. 

Aquário: descanse a mente e o corpo, aquariano. É preciso manter o sono em dia e a saúde mental preservada. 

Peixes: dê atenção às suas amizades, mas seja mais seletivo, pisciano. É hora de saber quem realmente merece participar dos seus planos.