Vai começar as Paralimpíadas Paris 2024. Nesta quarta-feira, 28, acontece a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, evento que marca oficialmente o início da competição mais importante do paradesporto.
A competição, que reunirá cerca de 4.400 atletas de todo o mundo, disputando 22 modalidades, começará no dia 28 e se encerrará no próximo 8 de setembro. O Brasil será representado por 280 atletas, sendo 255 esportistas com deficiência. O país não disputará apenas o basquete e o rugby de cadeira de rodas.
Onde e como será?
Pela primeira vez em Paris, na França, os Jogos Paralímpicos terão uma abertura mais “simples” em relação ao evento que abriu os Jogos Olímpicos de Paris, que de maneira inédita aconteceu fora de um estádio.
Apesar disso, o modelo será o mesmo. O evento será em espaço aberto, na Avenida Champs-Élysées e na Place de la Concorde, a maior praça de Paris, demonstrando a importância dos Jogos Paralímpicos para a cidade.
Assim como na Olimpíada, Thomas Jolly será o responsável por dirigir a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris.
A primeira “etapa” da cerimônia será aberta para o público acompanhar de forma gratuita, reforçando um dos ideais do comitê organizador da cidade de Paris, que queria promover eventos mais acessíveis para o público.
Já a parte final, com cerimônia e apresentações artísticas, acontecerá na Place de la Concorde, em um palco de 4.500 metros quadrados. Nessa etapa os ingressos serão cobrados, com valores que variam de 150 a 700 euros.
O momento final da cerimônia ocorrerá quando a pira olímpica for acesa, permanecendo dessa maneira até a cerimônia de encerramento, quando é “passado o bastão” para a próxima cidade sede, Los Angeles, que sediará a competição em 2028.
Diferente do tradicional, a Pira Paralímpica será acesa em Stoke Mandeville, um vilarejo na Inglaterra que, em 1948, sediou um evento que é considerado o “embrião” dos Jogos Paralímpicos.
Transmissão e horário
A abertura dos Jogos Paralímpicos 2024 será transmitida inteiramente em apenas um veículo no Brasil. Sem transmissões na tv aberta ou no youtube, o Sportv2, canal de TV fechada do Grupo Globo, será o responsável por mostrar o evento. O site do GE também mostra os momentos em tempo real.
O evento será realizado na quarta-feira, 28, a partir das 15h (horário de Brasília).
Ao vivo, em Paris, a expectativa é de que 65 mil pessoas assistam à cerimônia de abertura das Paralimpíadas. Todos os 4.400 atletas presentes nos Jogos, representando 185 delegações, participarão da cerimônia.