Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

O fim de semana chega para lavar a alma e abrir um novo ciclo! Isso porque a Lua Cheia está intensa, se exibindo com todo o vigor no céu, enquanto celebraremos o ano-novo astrológico em pleno domingo, dia 20, às 12h33, para ser exata. Ficou confuso com a expressão “ano-novo” em pleno mês de março? Calma, eu explico.

O que teremos no domingo é a passagem do Sol pelo Ponto Vernal, onde acontece o Equinócio que marca o início da Primavera (no Hemisfério Norte) e do Outono (no Hemisfério Sul). Ele determina, para a astrologia, o 0° (grau zero) do signo de Áries, o primeiro do zodíaco. Na Grécia Antiga, de onde vem os nomes das constelações e signos que utilizamos da astrologia ocidental, essa era a época na qual era hora de dar início ao ciclo agrícola, já que o clima começava a esquentar.

É por esse motivo que Áries é um signo Cardeal, de acordo com a classificação astrológica. Ele realmente traz uma nova estação climática, a Primavera, junto com solo fértil e calor, abrindo novas possibilidades para semear o futuro. E é assim que também entendemos o motivo pelo qual o signo do carneiro está relacionado ao elemento Fogo. Afinal, é preciso da luz do Sol brilhando mais forte para que possamos preparar o plantio, dividindo as tarefas entre os membros da comunidade local.

Esse sistema de contagem do tempo, tendo o Sol como referência, não foi criado pelos gregos. Hoje, sabe-se que os grandes nomes da história da astronomia e da astrologia grega, como Eratóstenes, Hiparco e Ptolomeu, herdaram muito desse conhecimento dos povos da região do Crescente Fértil, na antiga Mesopotâmia. A divisão do céu em signos e constelações vem desde a época dos sumérios, persas e caldeus.

Aliás, nessa mesma época, mais precisamente com Hiparco, que se nota um fenômeno astronômico – cujo nome é Precessão dos Equinócios – que faz com que a posição aparente das constelações se desloque em relação ao Ponto Vernal. Esse deslocamento dá forma ao conceito de Eras Astrológicas e faz com que o Sol, neste domingo, ao ingressar no signo de Áries, esteja brilhando em meio à Constelação de Peixes. Ficou novamente confuso? Calma, eu explico tudo! Tem um artigo completo no meu site falando sobre a precessão dos equinócios e as eras astrológicas para você.

Feliz ano-novo astrológico para você!

Observe: quase completamente iluminada, no sábado, dia 19, a Lua Cheia surge no horizonte Leste, por volta das 19h30. Em meio à Constelação de Virgem, o nosso satélite natural cruzará o céu em direção ao Oeste, na mesma longitude de Foramen, a estrela Eta da Constelação de Carina, a quilha da mítica embarcação de Argo Navis, próxima do Pólo Sul Celeste. No domingo, dia 20, a rainha da noite surgirá no horizonte Leste pouco depois das 20h, ainda em meio à Constelação de Virgem, e na mesma longitude de Seginus, a estrela Gama da Constelação de Bootes, o boiadeiro do Hemisfério Norte Celeste, e também de Gacrux, a estrela Gama da Constelação do Cruzeiro do Sul. Tanto no sábado quanto no domingo, a Lua nos faz companhia no céu madrugada adentro, sendo ofuscada pelo Sol ao amanhecer do dia seguinte.

Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.

Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.

Não sabe o seu ascendente? Faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO e saiba a posição dos astros no momento do seu nascimento.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: o fim de semana aquece os relacionamentos, ariano. Celebre o ingresso do Sol no seu signo em grande estilo!

Touro: organize-se para ter tempo e estar com as pessoas que você gosta, taurino. É hora de celebrar bons momentos.

Gêmeos: faça algo prazeroso sem cometer excessos, geminiano. É hora de você se expressar com autoconfiança e usar o seu poder e persuasão.

Câncer: aproveite o fim de semana, canceriano. É hora de estar com a família e fazer bons programas com quem é mais importante na sua vida.

Leão: seja mais discreto, leonino. É hora de você aprender com as pessoas e ouvir mais antes de emitir opiniões sobre temas polêmicos.

Virgem: cuide das suas finanças, virginiano. Aproveite o fim de semana para curtir bons momentos, mas sem gastar muito.

Libra: você está magnético e cheio de energia, libriano. Aproveite o fim de semana para se cuidar e investir em você, mas sem se exceder nos gastos.

Escorpião: a sua sensibilidade está em alta, escorpiano. Aproveite para cuidar da sua saúde e bem estar psíquico.

Sagitário: selecione as pessoas certas para estar ao lado de gente com quem vale a pena se abrir, sagitariano. Divirta-se, mas não se exponha demasiadamente.

Capricórnio: o astral favorece os planos e projetos de longo prazo, capricorniano. Aproveite o tempo livre para pensar no que você quer fazer no futuro.

Aquário: é hora de aprender e assimilar novos conhecimentos. Aproveite o fim de semana para atualizar as leituras e investir nos temas intelectuais.

Peixes: aprenda com as mudanças, pisciano. É sempre bom deixar para trás o que não serve mais e refletir sobre as lições que tivemos no meio do caminho.