Ao mestre com carinho, o fim de semana chega junto à celebração do Dia dos Professores, no sábado, dia 15, e com o ingresso da Lua no signo de Câncer, onde a rainha da noite e mãe celeste tem sua morada zodiacal. Assim, enquanto o astral se despede dos últimos dias de Lua Cheia, também será a hora de prestar homenagem àqueles que, depois dos pais, são os principais responsáveis por inspirar a inserção social das crianças e jovens em todo o mundo.

Na astrologia, a ideia de ensino e aprendizado está representada em diferentes corpos e formações celestes. Enquanto o conhecimento prático é representado por Mercúrio, a filosofia é de Júpiter e, por fim, o acúmulo de experiência ao longo do tempo é de Saturno. Entre esses três, é Júpiter que, sem dúvida, incorpora o arquétipo do líder carismático que também exerce o ensino generoso. O maior e mais massivo planeta do Sistema Solar é, pelo olhar metafísico e astrológico, o expansor e grande professor celeste. No céu, enquanto só perde em cintilância para Vênus, Júpiter tem a vantagem de, devido ao fato de estar mais distante do Sol que a Terra, aparecer de maneira bastante regular em meio ao fundo de estrelas e constelações, cruzando o céu de Leste a Oeste.

Entre as constelações, a imagem da sabedoria e do ensino, sem dúvida, é compartilhada por duas imagens que muitas vezes são até confundidas. A primeira, mais conhecida, é a Constelação de Sagitário, que figura entre uma das constelações que acabou também nomeando um dos 12 signos zodiacais. Nela, a imagem do centauro arqueiro reflete a constante e idealista busca pelo conhecimento e o ensino mais elevado. Em meio a esse conjunto de estrelas, estão diversos aglomerados estelares sob a faixa visível de um dos braços da Via Láctea, além de, no espaço profundo, estar Sagittarius A*, o buraco negro supermassivo central em nossa galáxia.

Já no extremo Sul, próximo ao Polo Sul Celeste, está a Constelação do Centauro, cujo simbolismo reflete a nobre passagem de sabedoria por gerações. Nela, dizia-se estar imortalizado o centauro Quíron, o curador ferido que ensinou tudo o que sabia sobre a arte de manipular as ervas e tratar enfermos. Seu aluno mais notável também está no céu: trata-se de Esculápio, o encantador de serpentes presente na Constelação do Serpentário.

E, assim, depois de um sábado cheio de ensinamentos, o domingo, 16, chega junto com a despedida da Lua Cheia. Será, então, hora de nos prepararmos para uma intensa semana de Lua Minguante pré-eclipse Solar. Mas essa conversa a gente deixa para depois…

Observe: na noite do sábado, 15, para o domingo, 16, a Lua Cheia estará com aproximadamente 60% do corpo iluminado, ascendendo ao Leste, pouco antes da meia noite, na divisa entre a Constelação de Auriga e a Constelação de Gêmeos. Deslocando-se em direção ao Oeste, o nosso satélite natural estará praticamente no alto do céu, enquanto o Sol estiver nascendo, ao Leste. Nesse meio tempo, a rainha da noite estará ao lado de Tejat Posterior, a estrela Mu da Constelação de Gêmeos, e também na mesma longitude de Mirzam, a estrela  Beta da Constelação do Cão Maior. Na madrugada de domingo para segunda-feira, 17, a Lua Cheia estará em seus últimos estágios, já se aproximando dos 50% de iluminação. Nos domínios da Constelação de Gêmeos,  o nosso satélite natural chega ao céu somente depois da 0h30, ao lado de Wasat, a estrela Delta desse conjunto estelar e que marca a cintura de Pollux, um dos míticos irmãos celestes. A rainha da noite ainda estará relativamente alta no céu, ao Leste, quando os raios solares a encobrirem anunciando o início do primeiro dia útil da semana.

Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Então, tenha melhor aproveitamento do horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente, que é fundamental que você conheça. Para saber a posição de todos os signos, incluindo a do ascendente, assim como dos planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO!

Saiba mais sobre astrologia, mapa astral e o papel do astrólogo, neste artigo.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: você está bastante emotivo e um tanto introspectivo neste fim de semana, ariano. Aproveite esse período para estar junto à família e pessoas mais íntimas.

Touro: aproveite o fim de semana para conversar, trocar ideias e bater papo com gente querida. É hora de jogar conversa fora e investir em conversas estimulantes.

Gêmeos: divirta-se sem gastar muito, geminiano. O astral favorece as atividades lúdicas e prazerosas, mas que, no entanto, são simples e fáceis de realizar.

Câncer: você está com a intuição bastante aflorada, canceriano. Aproveite para pensar no que você quer fazer daqui para frente, prestando atenção nos detalhes à sua volta.

Leão: invista no cuidado com a sua espiritualidade, leonino. O céu pede para você também aproveitar o descanso semanal para dormir bem e se desligar um pouco dos afazeres.

Virgem: é hora de valorizar a diversidade e de se planejar para dar conta de tantas ideias e atividades que você tem em mente, virginiano. Pense no futuro, mas não esqueça do presente.

Libra: a sua popularidade e o seu carisma estão em alta, libriano. Aproveite então para colher elogios e também para chamar a atenção de quem interessa a você.

Escorpião: os temas intelectuais e as conversas profundas estão em alta, escorpiano. Aproveite para investir em programas mentalmente estimulantes e também reforce a sua fé.

Sagitário: é hora de usar a intuição e virar páginas, sagitariano. Compartilhe os seus temas mais íntimos com quem for realmente próximo.

Capricórnio: os seus relacionamentos e as parcerias estão em alta, capricorniano. Aproveite para fomentar as boas amizades e também as relações afetivas.

Aquário: é hora de estar atento ao dia a dia e investir em atividades prazerosas e saudáveis, aquariano. Valorize o que é simples e bom de fazer.

Peixes: a sua sensualidade está em alta, pisciano. Aproveite para paquerar e seduzir. Por outro lado, as atividades lúdicas junto aos filhos também estão favorecidas, então aproveite.