É hora de desacelerar! Mas engana-se quem acha que o céu está monótono. Muito pelo contrário: o astral do fim de semana está cheio de novidades, em uma linda dança com planetas mudando de direção. Tudo isso arrematado pela Lua Nova ganhando corpo no expressivo signo de Leão.

Depois de Mercúrio finalizar o seu período de retrogradação, voltando a deslocar-se pelo zodíaco no mesmo sentido que os demais planetas, será a vez de Saturno mudar de direção. O gigante dos anéis fica retrógrado no final da tarde deste sábado, dia 4, dando início à temporada anual na qual parece estar andando para trás, quando visto à partir da Terra. Essa mudança de direção aparente recebe uma interpretação simbólica, já que os ciclos de retrogradação dos planetas do Sistema Solar são observados desde os primórdios da civilização.

Sem motivo nenhum para medo ou alarmismo, a retrogradação de Saturno pode ser um momento bastante produtivo. Isso porque, dado o seu longo período orbital – Saturno leva quase 30 anos para dar uma volta completa em torno do Sol – e também pelo fato de ser o planeta mais distante visível a olho nu, o senhor dos anéis é o regente astrológico dos planos e projetos de longo prazo. É sob o simbolismo saturnino que vivenciamos as grandes transformações na vida.

No signo de Aquário desde o final de 2020, Saturno se sente em casa para revolucionar as entranhas da sociedade, virando hábitos de cabeça para baixo. Na vida pessoal, está mexendo nos assuntos da casa astrológica por onde está passando no mapa astral. Com o início desse período de retrogradação, que vai até outubro, teremos a chance de fazer o ajuste fino nos temas regidos pela casa por onde esse gigante está passando atualmente.

Apesar de já ter sido muito temido, especialmente na astrologia praticada durante a Idade Média, Saturno também tem sua face amistosa. É com ele que começamos os grandes empreendimentos, que demandam disciplina, foco e tenacidade. Para a astronomia, Saturno foi o primeiro planeta do Sistema Solar a desnudar os seus anéis, observados pela primeira vez por Galileu Galilei, em 1610.

Assim, Saturno lançava tendências, transformando nossa percepção sobre os planetas gasosos. Hoje, com melhores instrumentos para observação e telescópios mais potentes, pudemos comprovar que Júpiter, Urano e Netuno também têm anéis. O mais interessante nessa moda de astros que dançam pelo espaço rodeados por bambolês, é perceber que os mesmos planetas classificados astrologicamente como “sociais”, por terem influência coletiva, são os que exibem anéis aos olhos atentos da pesquisa científica.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Será que há algum recado embutido nesse simbolismo? Bem, talvez os anéis dos planetas sociais sejam uma forma de nos lembrar que viver em sociedade demanda valorizar os elos que nos unem em torno da nossa amada Terra.

Observe: no sábado, dia 4, a Lua Nova estará com quase 25% do corpo iluminado, na direção Oeste, logo depois do pôr do Sol. Em meio à Constelação de Câncer e ao lado de Acubens, a estrela Alfa desse conjunto estelar, a rainha da noite nos fará companhia até quase as 22h, quando ficará abaixo do horizonte visível. No domingo, dia 5, o nosso satélite natural estará um pouco mais alto, depois do ocaso do Sol, ainda na porção Oeste do céu. Em meio à Constelação de Leão, a Lua estará ao lado de Subra, a estrela Ômicron que marca uma das patas desse mítico animal, ficando visível até pouco antes das 23h.

Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.

Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.

Não sabe o seu ascendente? Faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO e saiba a posição dos astros no momento do seu nascimento.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: o fim de semana promete curtição, ariano. Aproveite para paquerar e estar junto com gente querida, só evitando parecer excessivamente individualista.

Touro: aproveite o fim de semana para estar mais próximo da família e se sentir acolhido, taurino. É importante dividir bons momentos, fortalecendo a intimidade.

Gêmeos: você está com a mente dinamizada e mais comunicativo do que nunca, geminiano. Só tome cuidado para não acabar falando demais ou ficando dispersivo.

Câncer: faça programas prazerosos sem gastar muito, canceriano. Invista o seu tempo e o seu dinheiro naquilo que for realmente importante.

Leão: o fim de semana favorece os cuidados com a beleza e o corpo, leonino. Vale a pena cuidar de você mesmo, só evitando as mudanças muito radicais.


Virgem: o céu favorece a sua conexão interna, virginiano. É hora de cuidar da espiritualidade, meditar e fazer algo pelo seu bem estar em um sentido amplo.

Libra: o céu favorece os programas alegres e os contatos com amigos, libriano. Só evite as conversas e as fofocas desnecessárias.

Escorpião: o fim de semana ajuda você a se planejar, escorpiano. Pense nos seus planos de médio e longo prazo, aproveitando para dar o seu toque pessoal em tudo.

Sagitário: o astral está propício aos programas culturais, sagitariano. Aproveite para adquirir conhecimento e ampliar horizontes.

Capricórnio: o céu está cheio de oportunidade para virar páginas, capricorniano. Aproveite o momento para alinhar os seus planos com as pessoas mais próximas a você.

Aquário: o fim de semana abre a possibilidade de cultivar melhor as relações que mais fazem diferença na sua vida, aquariano. Seja diplomático e preste atenção em quem está à sua volta.

Peixes: o momento favorece os cuidados com a saúde e a sua organização pessoal, pisciano. Aproveite para pensar em como tornar a sua rotina mais prazerosa e produtiva.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias