É dia de Marte e o céu está mais marcial do que nunca! Nesta terça-feira, dia 31, depois de passar a noite agarrada com o planeta vermelho, a Lua Crescente avança pelo signo de Gêmeos, ficando em harmonia com o Sol. Assim, o último dia de janeiro chega cheio de garra, querendo vencer batalhas com brilho e muito orgulho.

Mas é preciso tomar cuidado. Com tanta espontaneidade no ar, em uma semana na qual o astral parece querer deixar claro quais os entraves para a realização dos planos, é preciso tomar cuidado com a pressa. E mais do que isso: é fundamental ter jogo de cintura para não sair por aí fazendo tudo de maneira atrapalhada.

Sabe aquela coisa de ter jogo de cintura? De contornar entraves, mas sem perder o rebolado? É por aí. Por isso, é tão importante saber o que falar e como colocar as ideias para fora. Até porque, tanto as harmonias quanto as tensões no céu, acabam envolvendo signos de Ar. Este elemento, que é o mais frágil entre os elementos do simbolismo astrológico, representa a volatilidade por excelência.

Basta pensarmos na história humana para entender as fragilidades do Ar. Pensemos em uma lógica da evolução das espécies, como postulou Charles Darwin. Antes de haver sobre a Terra uma espécie dotada de cognição, como somos, muita coisa aconteceu. Dos primórdios da vida unicelular, no fundo dos oceanos, até a formação de vida complexa em organismos multicelulares, foram bilhões de anos de aprendizado pelos instintos.

Então, desse passado puramente sensorial, emergiu uma espécie dotada de inteligência, muito tardiamente. Pensemos em números: estima-se que a Terra tenha aproximadamente 4,5 bilhões de anos. As primeiras formas de vida teriam surgido por volta de 3,5 bilhões de anos atrás. Entretanto, os nossos ancestrais hominídeos vieram bem depois, há cerca de 3,5 milhões de anos. A nossa espécie, Homo Sapiens, apareceu somente há aproximadamente 300 mil anos.

Então, pensemos, no simbolismo dos quatro elementos – Fogo (ação), Terra (concretude), Água (emoção) e Ar (razão) – o último deles, que nos faz racionais, é extremamente novo em relação aos demais. E é isso que temos que ter em mente na hora de interpretar a metafísica astrológica. E o mesmo vale para a representação desses elementos nos diferentes naipes do Tarô. A nossa capacidade de racionalização é bastante limitada.

Por isso, pegue leve! Saiba adaptar-se às situações, entendendo o outro e suas necessidades emocionais. Seja racional, mas sem ignorar os instintos. E, acima de tudo, tenha cuidado com o poder cortante das palavras. Elas se propagam pelo Ar, mas podem deixar marcas no coração, o território da Água, elemento no qual temos nossa origem, nas profundezas do oceano e da alma!

Observe: a Lua Crescente estará alta, depois do pôr do Sol, com cerca de 80% do corpo iluminado. Deslocando-se em direção ao Oeste, a rainha da noite nos fará companhia no céu até por volta das 2h da madrugada da quarta-feira, dia 1° de fevereiro. Em meio à Constelação de Touro, o nosso satélite natural estará ao Norte da Constelação de Orion, alinhada a Rigel e Bellatrix, as estrelas Beta e Gama, respectivamente, desse conjunto estelar.

Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Então, tenha melhor aproveitamento do horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente, que é fundamental que você conheça. Para saber a posição de todos os signos, incluindo a do ascendente, assim como dos planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO!

Saiba mais sobre astrologia, mapa astral e o papel do astrólogo, neste artigo.

Estude com seriedade e fundamento! Conheça o Curso de Formação em Astrologia e também o Curso de Formação em Tarô. Matrículas abertas!

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: use a sua capacidade mental para elaborar planos bem estruturados, ariano. É hora de ir com calma, ouvindo antes de falar.

Touro: seja prático e econômico, taurino. Evite desperdícios ou o excesso de otimismo. É preciso se planejar.

Gêmeos: use a sua intuição para tomar decisões melhores, geminiano. É preciso evitar a dispersão para você poder direcionar as coisas do seu jeito.

Câncer: o seu sexto sentido está em alta, canceriano. No entanto, é preciso evitar a ansiedade. Preste atenção nos seus sonhos.

Leão: frequente espaços e esteja com pessoas que prezam a diversidade, leonino. É hora de acolher a todos para aprender com os outros.

Virgem: seja direto, mas sem parecer impositivo, virginiano. Você precisa assumir responsabilidades, mas sem perder o bom humor.

Libra: a sua mente e os temas intelectuais estão em alta, libriano. Faça algo que desafie a sua mente, aprendendo algo que o enriqueça culturalmente.

Escorpião: é preciso saber administrar bem os seus recursos, escorpiano. O momento pede mais foco e direcionamento para os seus interesses.

Sagitário: fale o que pensa, mas seja delicado com as palavras, sagitariano. O dia pode ser um pouco agitado, mas é preciso estimular também a sua capacidade empática.

Capricórnio: a rotina pode parecer um pouco pesada neste fim de mês, capricorniano. Respire fundo e faça a sua parte, mas sem se afobar.

Aquário: invista em você e nos seus talentos, aquariano. É fundamental que você faça as coisas de forma prazerosa, mesmo que no trabalho.

Peixes: você pode estar um pouco mais introspectivo, pisciano. Invista mais da sua energia em casa e nos temas domésticos.