É dia de Eclipse Solar Anular e, assim, a Lua Nova desta quarta-feira, dia 2, é especial. Como todo encontro mensal entre o Sol e a Lua, é o início de uma nova Lunação, abrindo mais um ciclo no céu que nos ajuda a contabilizar as experiências de vida, aqui na Terra.
Nesse pálido ponto azul no meio do cosmos, ao qual chamamos de lar, a Lua Nova será especial. Repetindo um padrão observado desde a Antiguidade, a rainha da noite ocultará o astro-rei, deixando-o encoberto por alguns minutos. Com o avanço da ciência, a exploração espacial e a pesquisa de exoplanetas – que vem identificando outros sistemas estelares para além do nosso Sistema Solar – hoje, suspeita-se que esse espetáculo natural não encontre paralelos no universo.
Até onde a tecnologia já permitiu observar, ainda não foi identificado um planeta que conte um um satélite natural das dimensões que a Lua tem em relação à Terra. E nem a mesma proporção que, comparada à distância e ao tamanho do Sol, permite a observação de eclipses solares como temos por aqui. E é dessa forma que os eclipses seguem sendo fascinantes, mesmo milhares de anos depois que seus ciclos começaram a ser medidos.
Na metafísica astrológica, todos os eclipses, solares ou lunares, contrapõem o passado e o futuro. Nessa interpretação cultural de fenômenos astronômicos, a medição do destino aponta tendências futuras. Acontecendo aos exatos 10°03’ do signo de Libra, o Eclipse Solar Anular afeta mapas astrais com planetas ou pontos importantes entre os 05°03’ e os 15°03’ deste signo. Com consequências sentidas por até seis meses, os eclipses tendem a gerar definições e mudanças de direção, nas quais é sempre preciso abrir mão de algo em função de um propósito maior.
Do ponto de vista coletivo, além do simbolismo libriano, junta-se o fato de o eclipse acontecer na mesma longitude de Vindemiatrix, a estrela Epsilon da Constelação de Virgem, cujo simbolismo reflete o esforço contínuo e bem direcionado. Dessa maneira, o céu pede mais resiliência e tolerância, levando atenção para os acordos e as parcerias para que todos possam perceber que é, sim, possível dividir espaço, aqui na Terra, de forma mais justa e equilibrada.
Afinal, estamos em um lugar no universo que, ao menos até o momento, não encontra substituto. Por isso, é bom que saibamos cuidar bem da Terra e de todo mundo que divide essa morada conosco!
Observe: a Lua Nova poderá ser notada somente no momento do Eclipse Solar Anular, uma vez que, depois dele, seguirá ausente do céu noturno, dada a sua proximidade ao Sol. O eclipse será visível no Brasil somente parcialmente, no final da tarde, com o Sol próximo ao poente, no horizonte Oeste. Em meio à Constelação de Virgem, a rainha da noite e o astro-rei ficarão abaixo do horizonte visível por volta das 18h.
Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Aproveite melhor o horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente. Para saber dele, demais signos e planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO.
Assista à AULA ABERTA sobre astrologia e os fundamentos das técnicas que fornecem orientação para a vida toda em uma consultoria especializada.
Estude com conteúdo bem fundamentado! Matrículas abertas para o Curso de Formação em Tarô e o Curso de Formação em Baralho Cigano (Lenormand)
Visite: www.virginiagaia.com.br
Áries: esteja atento às pessoas, às possibilidades de acordos e parcerias, ariano. O céu pede mais ação conjunta.
Touro: mantenha uma rotina equilibrada, taurino. É preciso saber renovar a sua agenda e compromissos, de forma a manter o um dia a dia mais saudável.
Gêmeos: mantenha o foco na sua capacidade de realização, geminiano. É preciso saber se reinventar para manter a energia em alta.
Câncer: equilibre o humor e mantenha o otimismo, canceriano. É fundamental que você encontre mais equilíbrio na sua vida íntima.
Leão: cuidado com a dispersão, leonino. É preciso olhar para frente, sem se perder pelo excesso e pensamentos.
Virgem: esteja atento à gestão dos seus recursos, virginiano. É hora de dar mais atenção às finanças e à sua vida prática.
Libra: vença os seus medos e renove-se por completo, libriano. O céu pede mais consciência e foco no futuro.
Escorpião: busque mais respostas internas, escorpiano. É preciso buscar entender os recados que vem da espiritualidade e do seu inconsciente.
Sagitário: dê atenção à sua vida social, mas seja mais seletivo, sagitariano. É preciso saber bem quem está ao seu lado.
Capricórnio: o momento pede mais planejamento e responsabilidade, capricorniano. Respeite os seus limites e vá em frente com obstinação.
Aquário: preste mais atenção nas contribuições intelectuais de quem tem mais experiência do que você, aquariano. É importante saber crescer com equilíbrio.
Peixes: olhe para dentro, pisciano. É importante saber aplicar a intuição de forma racional e bem direcionada.