Neste dia, no qual boa parte da humanidade se reúne, todos os anos, para ter uma noite feliz, a Lua Cheia amanhece no detalhista e atribulado signo de Virgem. Você deixou as compras para a última hora? Cuidado! Não vale se estressar: aproveite a harmonia entre a Lua virginiana e o Sol capricorniano para manter os pés no chão e lembrar que, mais do que presentes caros e jantares requintados, o que mais importa na vida são as coisas simples.

Há milhares de anos, quando começamos a celebrar o Solstício de Inverno, no Hemisfério Norte, de onde deriva a maior parcela das tradições natalinas da atualidade, todo esse simbolismo tinha um significado muito concreto. As tradicionais frutas secas, por exemplo, eram servidas e trocadas entre as pessoas, pois elas representavam todo o estoque de mantimentos para alimentar famílias inteiras durante o período mais frio do ano.

E é desse contexto que vem o tão aclamado espírito natalino. Ele reflete a necessidade de sabermos compartilhar o que temos de melhor, mesmo em momentos difíceis e com muitas restrições. Aliás, é desse simbolismo que também surge o ancestral do generoso Papai Noel. Entre os povos germânicos e as tradições celtas, o Solstício fazia referência ao deus Odin, que diziam aparecer no céu montado em seu cavalo mágico Sleipnir, nessa época do ano, para distribuir presentes a quem o cultuasse.

Refletir sobre todas as tradições dessa época do ano, em diferentes culturas, é fundamental. Dá a oportunidade de ampliar o repertório e, mais do que isso, evidencia a dimensão da diversidade de culto presente na humanidade. Significa perceber que adorar ao Sol, astro que é a fonte de energia fundamental para a vida na Terra, transcende fronteiras.

Para você que celebra o nascimento de Jesus, para quem cultua Odin ou qualquer outra deidade pagã e mesmo para aqueles que não professam nenhuma fé, ficam aqui os meus mais sinceros votos de uma noite de muita luz, vida, amor e liberdade. Que possamos seguir aprendendo sempre com os ciclos da natureza, com os astros e estrelas que nos presenteiam todos os dias com seu brilho para iluminar nossa existência.

Ah, e antes que eu me esqueça: vamos evitar as discussões desnecessárias. Afinal, o planeta regente dos relacionamentos, Vênus, segue retrógrado no céu. Então, busque distribuir mais amor do que presentes!

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Observe: a Lua Cheia surge no horizonte Leste, com cerca de 70% da superfície iluminada, depois das 23h. Cruzando o céu em direção ao Oeste, ela chegará ao ponto mais alto quase às 5h, já sendo ofuscada pelo Sol, no amanhecer do sábado, dia 25. A rainha da noite poderá ser vista ao lado de Zosma, a estrela Delta da Constelação de Leão, que estará na direção Norte, em relação à Lua.

– Dica: Se souber qual é o seu Ascendente, leia também as tendências para esse signo. Não sabe o seu ascendente? Calcule o seu Mapa Astral gratuitamente AQUI!

– Conheça também o meu site: www.virginiagaia.com.br

Áries: cuide de tudo o que precisa ser providenciando sem se afobar, ariano. Você pode ficar mais ansioso que o habitual. Então, tente colocar foco nas coisas simples para ser produtivo.

Touro: vamos com calma, taurino. O céu pede para você relaxar um pouco e curtir o seu dia. Seja natural e espontâneo e só tome cuidado para não perecer muito autocentrado.

Gêmeos: o momento pede para você buscar se organizar e dar atenção à família. Aliás, cuide também da casa e dos assuntos domésticos, geminiano.

Câncer: seja mais cuidadoso com as palavras, canceriano. O astral pede que você fale somente o necessário e evite emitir opiniões desnecessárias. Fale de maneira simples e direta.

Leão: cuidado com gastos desnecessários, leonino. Pense que o mais importante é que tudo esteja organizado e, para isso, você não precisa esbanjar muito.

Virgem: você está cheio e energia e pronto para acolher a todos, virginiano. Só cuidado para não se deixar desgastar. Use a intuição ao seu favor.

Libra: você está bastante sensível, libriano. Procure manter o alto astral e evite tudo que possa tirar a sua paz de espirito. Durma bem e preste atenção nos seus sonhos.

Escorpião: você está sociável e aberto às pessoas, escorpiano. Aproveite o momento para distribuir simpatia, só tomando cuidado para não se expor demais. Segure a ansiedade.


Sagitário: seja educado e estrategista sem perder a sua espontaneidade, sagitariano. O momento pede que você saiba cultivar as relações pensando no longo prazo.

Capricórnio: é hora de renovar as energias e reforçar a fé, capricorniano. Esteja aberto para ouvir e aprender com as pessoas. Só não vale se irritar à toa.

Aquário: cuidado para não querer mudar tudo de uma hora para outra e acabar se enrolando, aquariano. Também é importante que você evite temas tabu ou assuntos muito complexos.

Peixes: a sua capacidade de se relacionar com diplomacia está em alta, pisciano. Use isso ao seu favor e faça boas alianças cultivando a simplicidade.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias