É hora mesmo de finalizar ciclos e expurgar os demônios! Os últimos dias de Lua Minguante acontecem no carnaval, já que a Lua Nova chega somente dia 2 de março, em plena quarta-feira de cinzas. E haja intensidade nessa faxina emocional: Vênus e Marte estão cada dia mais próximos do poderoso Plutão, no signo de Capricórnio, onde formarão uma explosiva conjunção exata na semana que vem.

O bom de tudo isso é justamente que o carnaval, essa festa pagã tão amada pelos brasileiros, tem exatamente essa finalidade. Na Grécia e na Roma da Antiguidade, celebrava-se, nessa época, a Saturnália. Dedicada ao deus Saturno, ela servia como forma de espantar os maus espíritos e atrair bons presságios para o novo ciclo agrícola, que tem início com o Equinócio Vernal, fenômeno astronômico que marca, para a astrologia, o ingresso do Sol no signo de Áries.

Com o final do inverno no Hemisfério Norte, a estação mais fria e desafiadora do ano e onde o planeta Saturno tem a sua dupla morada, nos signos de Capricórnio e Aquário, é preciso realmente fechar ciclos. A festa então serve como rito de passagem para encerrar o ciclo iniciado com o Solstício de Inverno e a celebração do Sol Invicto, que posteriormente foi absorvido pelo cristianismo com os festejos de Natal.

Durante esse encerramento da Saturnália, praticava-se uma espécie de inversão social entre servos e senhores e havia farta distribuição de vinho. A bebida era símbolo do triunfo do romano Baco – ou Dionísio, para os Gregos – o deus das uvas, dos prazeres e das pequenas profecias, como sinal de que os tempos frios e sombrios estavam acabando.

É por esse motivo, aliás, que o carnaval é uma data móvel. Até hoje, a determinação dos dias do carnaval é feita pela igreja com base em conceitos astrológicos. Isso porque a terça-feira de carnaval é fixada sempre com 40 dias de antecedência ao primeiro domingo de Lua Cheia depois do Equinócio Vernal, que é quando celebra-se a Páscoa.

Para vermos que, das festas de fim de ano à Páscoa e com o carnaval nesse meio tempo, o que fazemos desde os primórdios da humanidade é dar significado aos fenômenos astronômicos que vivemos como habitantes da Terra. Neste carnaval, vamos aproveitar o astral inspirador para refletir sobre como, apesar das diferenças, somos tão iguais. E torcer para que, quem sabe um dia, aprendamos a fazer mais amor do que guerra. Evoé!

Observe: a Lua Minguante estará cada dia menos tempo visível no céu. Na madrugada deste sábado, dia 26, para o domingo, 27, a rainha da noite ascende no horizonte Leste somente depois das 2h30, com pouco mais de 10% do corpo iluminado. Em meio à Constelação de Sagitário, ela estará bem ao lado da dupla formada pelo avermelhado planetas Marte e o alvo planeta Vênus. Já na madrugada do domingo, 27, para a segunda-feira, 28, fica mais difícil avistar a rainha da noite. Em meio à Constelação de Capricórnio, ela surge no horizonte Leste depois das 3h30, com menos de 10% de iluminação, pouco acima do planeta Saturno. Na madrugada seguinte, segunda-feira, 28, para a terça-feira, dia 1º de março, o nosso satélite natural estará abaixo do planeta Saturno e já bem próximo ao Sol, surgindo no céu pouco antes das 5h, com menos de 5% do corpo iluminado. A virada da noite de terça-feira, dia 1°, para a quarta feira de cinzas, dia 2, será marcada pela ausência de Lua no céu. Com o início da fase Nova, a Lua nascerá no horizonte Leste praticamente junto ao Sol, sendo completamente ofuscada pelo brilho no nosso astro-rei.

– Dica: Se souber qual é o seu Ascendente, leia também as tendências para esse signo. Não sabe o seu ascendente? Calcule o seu Mapa Astral gratuitamente AQUI!

– Conheça também o meu site: www.virginiagaia.com.br

Áries: é hora de ir com calma, ariano. Procure relaxar e controlar os ânimos nesses dias. Tenha cuidado com os excessos.

Touro: aproveite os dias de descanso para pensar no futuro, taurino. Esteja com as pessoas, mas tenha cuidado para não se irritar à toa.

Gêmeos: procure ouvir mais e falar menos, geminiano. O momento pede mais sabedoria. Procure separar um tempo também para ampliar conhecimentos.

Câncer: saiba dividir as suas questões mais íntimas somente com quem vale a pena, canceriano. O momento também favorece os relacionamentos, mas seja cauteloso.

Leão: é hora de ter mais foco em você, leonino. Evite o apego às opiniões externas e também diminua o ritmo. É fundamental organizar-se internamente.

Virgem: cuidado com o excesso de otimismo ao organizar a sua agenda e afazeres, virginiano. Separe um tempo para você e evite o excesso de cobranças.

Libra: dê um bom reforço na sua autoestima, libriano. É fundamental que você saiba se posicionar sem parecer rígido demais.

Escorpião: o astral favorece a sedução, mas é preciso ter cuidado para não ir com muita sede ao pote, escorpiano. Evite o excesso de atividade mental e manere nas palavras.

Sagitário: saiba eleger prioridades, sagitariano. Evite querer fazer mil coisas ao mesmo tempo. É preciso estar mais atento às suas necessidades essenciais.

Capricórnio: evite a dispersão, capricorniano. Você está muito intenso esses dias, então vale pensar com calma antes de tomar decisões precipitadas.

Aquário: cuide da sua energia e use a intuição ao seu favor, aquariano. O astral pede para você diminuir o ritmo e administrar as questões materiais.

Peixes: o céu traz muita disposição para as atividades ligadas à espiritualidade e ao psiquismo, pisciano. Evite excessos de todos os tipos e aproveite esses dias para descansar bem.