Coluna: Virginia Gaia

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é também colaboradora fixa de conteúdo em emissoras de rádio e TV, jornais, revistas e sites. Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.

Confira o horóscopo para o seu signo nesta quinta-feira, dia 2 de janeiro

O ponto brilhante ao lado da Lua, nesta imagem, é Vênus. Nesses dias, quando vista da Terra, a Lua terá a fração de sua face iluminada pelo Sol aumentando continuamente. Em alguns dias, a Lua aparecerá mais da metade cheia, chegando à fase Crescente. Na semana seguinte, a face da Lua que sempre está voltada para a Terra ficará, a partir da perspectiva terrestre, completamente iluminada pelo Sol e, então, será Lua Cheia. Esse ciclo se repete todos os meses. Na foto acima, Vênus e a Lua foram capturadas de Cannon Beach, acima de uma formação rochosa na costa do Oregon (EUA) conhecida como Needles. Cerca de uma hora depois que esta imagem foi registrada, a rotação da Terra fez com que Vênus e a Lua se pusessem no horizonte
O ponto brilhante ao lado da Lua, nesta imagem, é Vênus. Nesses dias, quando vista da Terra, a Lua terá a fração de sua face iluminada pelo Sol aumentando continuamente. Em alguns dias, a Lua aparecerá mais da metade cheia, chegando à fase Crescente. Na semana seguinte, a face da Lua que sempre está voltada para a Terra ficará, a partir da perspectiva terrestre, completamente iluminada pelo Sol e, então, será Lua Cheia. Esse ciclo se repete todos os meses. Na foto acima, Vênus e a Lua foram capturadas de Cannon Beach, acima de uma formação rochosa na costa do Oregon (EUA) conhecida como Needles. Cerca de uma hora depois que esta imagem foi registrada, a rotação da Terra fez com que Vênus e a Lua se pusessem no horizonte Foto: Nasa

Feliz ano de Júpiter! Pela astrologia caldaica, o ano de 2025 é regido pelo planeta maioral do Sistema Solar. E é sob esse contexto que o seu primeiro dia útil acontece em uma quinta-feira, dia também dedicado ao simbolismo jupteriano. Coincidência ou não, o fato é que este dia 2 de janeiro chega mesmo para inspirar o novo ciclo.

Famosos por criarem diversas técnicas astrológicas e calendários, relacionando períodos de tempo aos planetas, os caldeus são também os idealizadores da semana de sete dias, como utilizamos até hoje! Vivendo nos tempos da Babilônia, os intelectuais que lidavam com a medição do tempo eram um pouco de tudo: sacerdotes, astrônomos, astrólogos, matemáticos, professores e conselheiros governamentais. Perto dos reis, como atualmente ficam os ministros de Estado dos presidentes, eles também eram magos bastante hábeis, fazendo rituais e profecias para o bem geral da nação.

E foi para homenagear os astros que se deslocam no céu,em relação ao fundo de estrelas, que surgiu o conceito de semana. O domingo é do Sol, a segunda-feira é dedicada à Lua, a terça-feira é de Marte, a quarta-feira recebe a influência de Mercúrio, a quinta-feira é governada por Júpiter, a sexta-feira dedica-se a Vênus e o sábado é regido por Saturno. A partir daí, surgiu toda a matemática que rege a nossa demarcação do tempo.

Depois, as semanas foram agrupadas em meses, permitindo uma aproximação aos períodos das Lunações. Chama-se de Lunação o tempo que a Lua passa por todas as suas fases: da Lua Nova, passando pela Crescente, Cheia, Minguante até que esse ciclo se repita, em uma próxima Lua Nova. Só que a proporção entre o número de dias – ou seja, de rotações da Terra – e o período orbital do nosso satélite natural não é uma conta exata. Na verdade, uma Lunação tem a precisa duração de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,9 segundos.

Aliás, algo semelhante acontece entre o número de dias ou rotações do nosso planeta e o tempo de translação da Terra ao redor do Sol. Demarcando a contagem do ano de forma aproximada, com 365 dias, o fato de essa conta não ser exata se reflete na necessidade de termos, a cada quatro anos, os anos bissextos. Pois é, a mãe natureza parece que realmente gosta de nos desafiar com a matemática do tempo.

Entre a ideia de calendário astrológico dos caldeus e o modelo de contagem atual do tempo, ainda há uma série de ajustes. Governantes gregos e, depois, líderes romanos, seguidos de uma lista de Papas, fizeram mudanças no calendário. E é assim que surgiu o calendário gregoriano, vigente na atualidade.

Bem, seja lá como for, toda quinta-feira é de Júpiter e, este dia 2, abre oficialmente o ciclo de trabalho de 2025. Então, que você seja duplamente abençoado por este gigante gasoso que é o grande expansor da astrologia!

Observe: com cerca de 10% de iluminação, a Lua Nova estará a Oeste, depois do ocaso solar. Em meio à Constelação de Capricórnio, a rainha da noite ficará visível até aproximadamente às 21h30. Pouco acima do nosso satélite natural, estará o planeta Vênus, nas dependência da Constelação de Aquário, que também poderá ser visto até pouco antes das 22h

Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Aproveite melhor o horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente. Para saber dele, demais signos e planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO.

Assista à AULA ABERTA sobre astrologia e os fundamentos das técnicas que fornecem orientação para a vida toda em uma consultoria especializada.

Estude com conteúdo bem fundamentado! Matrículas abertas para o Curso de Formação em Tarô e o Curso de Formação em Baralho Cigano (Lenormand)

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: seja otimista e olhe para o futuro, ariano. O céu pede mais leveza para seguir em frente, especialmente em boa companhia.

Touro: é hora de se planejar, taurino. O dia favorece as suas ambições e sonhos de longo prazo, mas é preciso ser racional e estabelecer metas.

Gêmeos: o astral ajuda você a ter novas experiências e expandir os seus horizontes, geminiano. Priorize as oportunidades de aprendizado.

Câncer: não tenha medo de mudar, canceriano. É hora de vencer obstáculos internos e tentar fazer diferente.

Leão: faça tudo em parceria, leonino. O dia favorece os seus relacionamentos e incentiva os bons acordos.

Virgem: tenha foco no seu dia a dia, virginiano. A melhor forma de começar o ano é dando atenção à sua saúde cotidiana.

Libra: busque prazer nas coisas simples, libriano. Aliás, aproveite o dia para fazer algo que agrade aos seus sentidos.

Escorpião: invista no seu bem-estar íntimo, escorpiano. O astral incentiva a reflexão e a introspecção.

Sagitário: manifeste os seus desejos, sagitariano. O momento pede mais trocas intelectuais e conversas construtivas.

Capricórnio: é hora de dar prioridade ao que é realmente importante e direcionar bem os seus recursos, capricorniano. Seja mais objetivo em relação ao que você quer.

Aquário: use a sua intuição para ir mais longe, aquariano. É hora de equilibrar razão e emoção em benefício próprio.

Peixes: o céu está bastante sensível para você, pisciano. Invista no seu bem-estar em um nível amplo, o que inclui a sua saúde mental.