É hora de renovar! O mês de abril chega com a Lua Nova, no primeiro signo do zodíaco, Áries. Em plena madrugada aqui no Brasil, o Sol e a Lua se abraçaram sob a luz do dia, do outro lado do globo. No embalo das marés em seu ápice, as emoções se intensificam na mesma proporção. Pois é, o céu não está para principiantes.
Então, mãos à obra, pois o astral pede tudo novo, rápido e cheio de energia. Só é bom tomar cuidado, pois a ansiedade pode bater: nesse caso, é melhor então respirar fundo e evitar as palavras que saltam pelo excesso de pensamentos. Até porque, com Marte e Saturno cada vez mais próximos, a sensação é a de que tudo pode chegar ao seu limite.
O simbolismo das conjunções entre Marte e Saturno é bem conhecido desde a Antiguidade. Vistos a olho nu, esses dois planetas carregaram a fama de “maléficos” na Idade Média, época na qual a astrologia ganhou ares maniqueístas, com o bem e o mal sendo radicalmente personificados. Na prática, é claro que esse aspecto tão tenebroso não deve ser interpretado literalmente.
Marte, com seu brilho avermelhado no céu, foi associado à guerra e ao desejo sexual desde os primórdios da civilização, mas foi só na Europa feudal que ganhou a alcunha de “pequeno maléfico”. Saturno, por sua vez, sempre foi associado aos limites do céu e aos grandes ciclos de tempo, já que é o planeta mais distante que os olhos humanos podem alcançar. Dado o longo período que leva para percorrer o zodíaco, quase 30 anos, foi sempre associado ao envelhecimento e à morte. Durante o medievo, passou a ser chamado de “grande maléfico”.
Como Marte está bem mais próximo ao Sol do que Saturno, o planeta vermelho leva cerca de 2 anos para percorrer os mesmo que Saturno pelos 360° da roda do zodíaco. Mas, apesar do terrorismo psicológico da Idade Média, não se deve pensar somente em tragédias por conta desse encontro, mas também nas oportunidades que se abrem a partir disso.
Certamente voltarei no tema desse encontro bienal outras vezes aqui na coluna. Por ora, fica o chamado para reflexão: o que aconteceu na sua vida nesses dois últimos anos? Este início de abril traz uma grande oportunidade para ajustar os ponteiros para a próxima etapa dessa jornada.
Observe: a Lua estará invisível, junto ao Sol e ofuscada pelo seu brilho, em meio à Constelação de Peixes, quando o nosso astro-rei estiver se pondo, no horizonte Oeste. Logo depois do ocaso solar, será possível ver, do outro lado, a Constelação de Virgem ascender ao Leste. Para os fãs da madrugada, vale a pena esperar para observar Marte se aproximar gradualmente de Saturno. A dupla poderá ser vista no céu, em meio à Constelação de Capricórnio, ascendendo no horizonte Leste a partir das 2h30, aproximadamente, da manhã do sábado, dia 2.
Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.
Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.
Visite: www.virginiagaia.com.br
Áries: mãos à obra, ariano. Só cuidado para não cobrar dos outros o mesmo nível de energia que você está por esses dias. Há quem não consiga acompanhar!
Touro: o dia favorece novas iniciativas para cuidar do seu bem-estar, taurino. Invista na espiritualidade, medite e busque cuidar da mente e do espírito.
Gêmeos: pense bem nas amizades e tenha cuidado para não julgar precipitadamente, geminiano. É importante comunicar-se bem, mas com cautela.
Câncer: pense na sua carreira e invista no futuro, canceriano. No entanto, é importante que você não se deixe levar pela ansiedade, calculando os seus passos.
Leão: ouça as pessoas mais velhas e experientes, leonino. Mesmo que você esteja cheio de pressa para fazer as coisas, é bom evitar riscos desnecessários.
Virgem: pense nas suas finanças e nos investimentos que você pode manter junto a terceiros, virginiano. O momento também pede que você consiga tocar temas sensíveis com habilidade.
Libra: quem está ao seu lado, libriano? É importante falar sobre expectativas, sem cobrar em demasia. Valorize a verdade nas relações.
Escorpião: aproveite o dia para cuidar mais da saúde e da sua rotina, escorpiano. Não perca tempo com detalhes desnecessários e valorize o trabalho em equipe.
Sagitário: o dia favorece as paqueras, mas você precisa manter os pés no chão, sagitariano. Evite dar grandes saltos sem se prevenir de alguma forma.
Capricórnio: cuidado com palavras duras, capricorniano. O momento pede mais calma e também a preservação da sua intimidade. Cuide do nível de energia em casa.
Aquário: cuidado com as discussões desnecessárias, aquariano. É hora de evitar falar demais, dando a sua opinião somente se for muito necessário.
Peixes: Eleja prioridades, pisciano. Não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo. É importante investir a sua energia no que for realmente importante.