A Lua Minguante chega de mansinho, no signo de Sagitário, com muita vontade de promover uma faxina nas nossas crenças. Junto com a rainha da noite subindo ao céu cada vez mais tarde e menos iluminada, tornando as noites gradualmente mais escuras, vem também o clima de reflexão e o olhar para dentro. É hora de diminuir o ritmo!

Isso tudo porque, no círculo composto pelas 13 constelações e 12 signos do zodíaco, o nosso satélite natural estará a uma distância de 90° do Sol. Para quem lembra das aulas de trigonometria na escola, fica fácil entender por que toda Lua Minguante é também o que se chama, em linguagem astronômica, de quadratura.

Nessa posição, a rainha da noite fica exatamente com metade do corpo iluminado, e as marés chegam ao seu ponto de menor oscilação. Por isso, as marés de quadratura são também chamadas de marés mortas. De todos os fenômenos que vemos nessa relação entre o céu e a vida da Terra, nenhum supera o poder imagético e sensorial da oscilação das águas e das ondas ao longo do mês.

Para complementar o astral que estimula um profundo olhar para o inconsciente, nesta quarta-feira, dia 23, também temos o aspecto harmônico – chamado de sextil – entre o planeta regente da iniciativa, Marte, e o místico Netuno. E não é o único aspecto de sextil, pois há também outro formado pela Lua com pequeno notável rei do submundo Plutão.

Sabe aqueles dias para se questionar sobre os mistérios da vida e do universo? Pois é, esta quarta-feira está assim. E é só o começo, pois até a próxima Lua Nova, na próxima quarta-feira dia 2 de março, seremos convidados a fazer um completo mergulho nos temas mais sutis da alma humana.

Entre a física das marés, marcada pela ação inequívoca da força da gravidade sobre os oceanos, e a metafísica, que norteia as grandes reflexões sobre o nosso papel na imensidão do cosmos, está a nossa percepção. Essa mediação, que é falha por natureza, encontra caminhos em meio aos meandros mais improváveis que, por fim, representam o Graal do autoconhecimento.

Talvez possamos chamar de vida essa oportunidade única de poder olhar para o céu e encontrar nele magia e ciência ao mesmo tempo!

Observe: com menos de 50% do corpo iluminado, a Lua Minguante chega tarde ao céu. O nosso satélite natural ascende no horizonte Leste por volta das 23h30. Deslocando-se em direção ao Oeste, a rainha da noite não terá atingido o seu ponto mais alto quando o Sol nascer, na manhã da quinta-feira, dia 24. Em meio à Constelação de Escorpião, a Lua estará ao lado da brilhante e alaranjada Antares, a estrela Alfa desse mítico conjunto estelar.

– Dica: Se souber qual é o seu Ascendente, leia também as tendências para esse signo. Não sabe o seu ascendente? Calcule o seu Mapa Astral gratuitamente AQUI!

– Conheça também o meu site: www.virginiagaia.com.br

Áries: preste atenção em quem realmente pensa como você, ariano. O dia favorece a percepção das afinidades, desde que você esteja aberto a diferentes opiniões.

Touro: vire páginas sem medo, taurino. Só cuidado para não ser muito duro com as pessoas. Divida suas questões íntimas só com quem merece.

Gêmeos: é hora de saber dialogar, geminiano. Esteja aberto para as conversas inteligentes, sabendo ouvir antes de falar.

Câncer: organize-se, canceriano. O céu pede para você diminuir o ritmo e prezar mais pela qualidade do que pela quantidade em suas tarefas diárias.

Leão: seja mais você, leonino, sem precisar se sobrepor em relação aos outros. Cuidado com julgamentos precipitados.

Virgem: dê mais atenção à sua intimidade e aos temas domésticos, virginiano. É hora de estar junto à família e às pessoas mais importantes para você.

Libra: preste atenção no entorno, libriano. O momento pede mais percepção e menos palavras soltas ao vento.

Escorpião: é hora de cuidar do que é seu, escorpiano. Organize as suas prioridades, o que inclui mais atenção às finanças.

Sagitário: o momento é de introspecção e de magia, sagitariano. Use bem a intuição e procure lidar bem com a manifestação dos seus afetos.

Capricórnio: bem estar emocional e psíquico devem ver em primeiro lugar, capricorniano. Ponha-se como prioridade, fazendo algo que favoreça a sua espiritualidade.

Aquário: faça um bom filtro em relação aos comentários que envolverem outras pessoas, aquariano. Converse com todo mundo, mas não dê atenção a quem não merece.

Peixes: planeje-se, pisciano. O Sol está passando pelo seu signo e é importante pensar no longo prazo. Tenha foco na carreira.