Viva a beleza! A Lua chega ao seu ápice na tarde desta quarta-feira, dia 16. Depois, quando aparecer no horizonte Leste, após o pôr do Sol, no Oeste, a rainha da noite estará completamente iluminada. Linda, como sempre, para embalar a criatividade e a imaginação do ser humano. Já parou para pensar o que seria da arte e da poesia se não tivéssemos um céu tão inspirador?

Aliás, inspiração é o que não falta no céu. Junto a essa Lua Cheia no signo de Leão, em conjunção a Alfard – a estrela Alfa da Constelação de Hidra -, o miolo da semana também tem a conjunção exata entre o vigoroso Marte e o relacional Vênus. Trata-se de uma configuração que inspira a reflexão sobre todas as histórias míticas que tratam da ideia de complementaridade. Pois, assim como o dia e a noite encontram paralelo com as interações e os mitos entre Sol e Lua, o desejo sexual e o amor se materializam na dança composta por Marte e Vênus.

A ideia de polaridade está presente em todos os lugares. E nós humanos buscamos essa simetria a todo o tempo. Mais do que um ideal romântico, o simbolismo dos opostos complementares se faz notar das maneiras mais variadas. Dessa representação simbólica entre os planetas, na astrologia – algo que se constrói culturalmente e tem profundas raízes metafísicas – até as questões mais concretas na ciência e nas leis da física, como pólos magnéticos e as direções de spin em partículas subatômicas.

O mais poético é pensar que, aqui na Terra, temos uma coincidência estética, na forma de uma simetria aparente,  extremamente rara no universo. A Lua é cerca de 400 vezes menor do que o Sol, mas o nosso astro-rei está aproximadamente 400 vezes mais distante que o nosso satélite natural. Isso faz com que ambos pareçam ter quase o mesmo tamanho no céu. E, assim, elegemos culturalmente esses dois astros como pai e mãe celestiais.

Pensar sobre como a força do acaso foi generosa conosco significa também admirar a beleza desse universo que nos esforçamos para entender desde que evoluímos ao ponto de desenvolver a consciência. Já parou para refletir sobre como não existe artista plástico mais inspirado que o universo? Quando vemos as fotos de telescópios potentes, mostrando o brilho admirável de galáxias há muitos anos-luz de distância, é impossível não morrer de amores.

Talvez achemos tudo isso tão lindo porque nos reconhecemos nesses aglomerados de material cósmico. Pois, como bem disse o cientista Carl Sagan, somos todos poeira de estrelas. Ou, se preferir, como postulou o mago britânico Aleister Crowley, todo homem e toda mulher é uma estrela!

Observe:  a Lua  surge no horizonte Leste, com 100% de iluminação, pouco depois das 19h, em meio à Constelação de Leão. O nosso satélite natural estará perto de Algieba, a estrela Gama da Constelação de Leão, ao Norte, e aproximadamente na mesma na longitude de Alfard, a estrela Alfa da Constelação da Hidra, ao Sul. Cruzando o céu em direção ao Oeste, a rainha da noite será ofuscada pela luz do Sol nascente, pouco antes de ficar abaixo do horizonte visível. Para os fãs da madrugada, vale tentar ver a conjunção de Marte e Vênus. Em meio à Constelação de Sagitário, a dupla aparecerá no horizonte Leste, pouco antes das 3h da manhã da quinta-feira, dia 17, sendo depois ofuscada pelo nosso astro-rei, ao amanhecer.

– Dica: Se souber qual é o seu Ascendente, leia também as tendências para esse signo. Não sabe o seu ascendente? Calcule o seu Mapa Astral gratuitamente AQUI!

– Conheça também o meu site: www.virginiagaia.com.br

Áries: o dia precisa de criatividade para dar conta de tantos afazeres, ariano. Seja ágil e inventivo ao mesmo tempo.

Touro: procure fomentar a autoconfiança, taurino. É importante saber o que você quer e manifestar os seus desejos.

Gêmeos: é importante saber discernir a melhor hora de falar e também a de se calar, geminiano. Esteja próximo da família.

Câncer: saiba defender os seus interesses sem parecer egoísta, canceriano. Valorize o que é seu e não tenha medo de falar sobre dinheiro.

Leão: procure sentir melhor o ambiente antes de agir, leonino. É fundamental você pensar bem onde quer investir o seu tempo e disposição.

Virgem: procure descansar para poder ficar revigorado, virginiano. É importante administrar a sua energia e cuidar da sua saúde.

Libra: esteja atento para perceber quem são as pessoas, libriano. É importante notar os detalhes para evitar ser pego de surpresa.

Escorpião: pense no futuro e nas parcerias importantes para você, escorpiano. Invista nos seus projetos e pense em quem é importante ter por perto.

Sagitário: aplique o seu conhecimento para poder crescer no trabalho, sagitariano. É hora de ser notado, então demonstre o seu potencial.

Capricórnio: é hora de expandir conhecimentos e buscar informação com alguém de confiança, capricorniano. Pense no que você pode aprender e quem pode ensinar.

Aquário: saiba dividir as suas coisas com os outros, aquariano. É importante que você mantenha boas relações e consiga também administrar temas sensíveis em conjunto.

Peixes: dê atenção a todos na mesma proporção, pisciano. Faça boas alianças no trabalho e valorize a equipe.