Confira o horóscopo de todos os signos para os dias 1º e 2 de janeiro de 2022

Coluna: Virginia Gaia

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é também colaboradora fixa de conteúdo em emissoras de rádio e TV, jornais, revistas e sites. Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.

Confira o horóscopo de todos os signos para os dias 1º e 2 de janeiro de 2022

NASA
Eis uma das imagens mais icônicas e populares do Telescópio Espacial Hubble: os Pilares da Criação, da Nebulosa da Águia. Esta imagem mostra os pilares como vistos na luz visível, capturando o brilho multicolorido das nuvens de gás, poeira cósmica e matéria interestelar cor de ferrugem que compõem os famosos pilares da nebulosa. A poeira e o gás nos pilares são afetados por intensa radiação de estrelas jovens e erodidos por fortes ventos de estrelas massivas próximas. Essas imagens permitem que astrônomos estudem como a estrutura dos pilares está mudando ao longo do tempo. Foto: NASA

Que tal um ano que começa em pleno fim de semana? É para entrar com o pé direito mesmo, dando também a oportunidade para um dia a mais de descanso e reflexão, depois da festa da virada. E vale lembrar: neste domingo, dia 2, acontece a primeira Lua Nova do ano calendário de 2022. Pois é preciso notar a expressão formada pelas palavras “ano” e “calendário” como sinônimos de uma convenção social. Dei um nó na sua cabeça? Vamos então explicar.  

Essa virada numérica, de 2021 para 2022, é pertinente ao calendário gregoriano, uma convenção cultural que serve para nos orientarmos em relação ao tempo, tomando o nascimento de Cristo como referência. Estabelecido inicialmente pelo papa Gregório XII (1502 – 1585), de onde vem o nome “gregoriano”, esse calendário foi sendo gradualmente adotado em países de cultura ocidental a partir do Renascimento.  

A França, por exemplo, só instituiu definitivamente o calendário gregoriano a partir de 1805, pois tentou decretar um calendário próprio depois da Revolução Francesa. E vale lembrar que ainda temos muitos outros calendários, como o judaico, o islâmico e o chinês que, entre tantos, seguem uma contagem com marcos temporais próprios. Entender o tempo sempre foi uma ambição e, ao mesmo tempo, um desafio para o ser humano. 

E o que a astrologia tem a ver com tudo isso? É simples: toda a nossa noção de tempo deriva de fenômenos astronômicos que foram sendo interpretados simbolicamente e incorporados nas diferentes culturas. E é desse encontro entre fenômenos naturais e culturais que nasce a astrologia. Até porque, se levarmos em consideração somente os períodos exatos e relacionados a fenômenos astronômicos, nenhuma conta fecha para compor um calendário que permita celebrar a virada do ano exatamente à meia noite de um dia para o outro. Seria o fim dos feriados, dos finais de semana e até das festas regadas com espumante!

Não é à toa que o tempo representa, hoje, uma das questões mais complexas para a ciência e para a física modernas. Da mecânica clássica de Isaac Newton, passando pelo tempo e espaço relativos de Albert Einstein, até as teorias quânticas de cientistas contemporâneos como Carlo Rovelli, o conceito de tempo já foi visto e revisto muitas vezes. E segue sendo investigado. 

Olhando para a natureza, para o cosmos e o seu significado simbólico para a vida aqui na Terra, a astrologia usa o movimento dos astros como linguagem para acessar o relógio da consciência. É por isso que o ano novo astrológico acontece com o fenômeno astronômico do Equinócio Vernal, que marca o ingresso do Sol no signo de Áries, em março. Então, fica aqui a sugestão de que você aproveite o ingresso da Lua no planejador signo de Capricórnio, neste sábado, que culminará com a Lua Nova – quando Sol e Lua se encontram no mesmo ponto no céu – no domingo, para pensar no futuro! E ainda tem o ingresso do mental planeta Mercúrio no signo de Aquário, para incentivar o contato com novos conhecimentos. 

Que em 2022 tenhamos muito mais tempo para refletir sobre os ciclos da natureza e a nossa relação com o cosmos. Por uma vida cheia de significado! Feliz ciclo novo!          

Observe: como é habitual no início da Lua Nova, a rainha da noite estará ausente do céu noturno. Diante da sua proximidade com o Sol, fica bem difícil observar nosso satélite natural. A dica então é a de tentar localizar os planetas Saturno e Júpiter, que estão visíveis, no horizonte Oeste, depois do pôr do Sol. Enquanto Saturno está atualmente na Constelação de Capricórnio, Júpiter pode ser localizado em meio às estrelas da Constelação de Aquário. Eles nos fazem companhia no céu até pouco antes das 21h e 22h, respectivamente. 

– Dica: Se souber qual é o seu Ascendente, leia também as tendências para esse signo. Não sabe o seu ascendente? Calcule o seu Mapa Astral gratuitamente AQUI!

– Conheça também o meu site: www.virginiagaia.com.br

Áries: aproveite o descanso para fazer planos para a sua carreira, ariano. Pense nos seus planos e projetos de longo prazo. 

Touro: o fim de semana favorece a reflexão e a revisão de valores, taurino. Aproveite para ler um bom livro e ampliar conhecimentos. 

Gêmeos: você está com sede de mudança, geminiano. Olhe para o futuro e reflita sobre pensamentos e hábitos que precisam ser renovados. 

Câncer: é hora de olhar para os seus relacionamentos, canceriano. Invista nas suas relações e parcerias produtivas, tanto no plano afetivo como em outras áreas da vida.   

Leão: o momento pede mais planejamento para os temas práticos da sua vida, leonino. Cuide da sua alimentação e da saúde. 

Virgem: seja criativo e use o seu poder de persuasão, virginiano. O momento ajuda também você a pensar em novas soluções para antigos problemas. 

Libra: o fim de semana promete descanso e revisão de temas íntimos, libriano. Não deixe de dar atenção à sua família. 

Escorpião: com a atividade mental em alta, você precisa estar aberto a novos conhecimentos e contatos, escorpiano. Aproveite para trocar ideias com gente interessante.  

Sagitário: é hora de pensar onde você deve investir o seu tempo e até o seu dinheiro, sagitariano. Faça planos concretos e seja ponderado nos gastos. 

Capricórnio: você se sente plenamente renovado, capricorniano. Aproveite para cuidar do seu corpo e fazer algo diferente por você. 

Aquário: o fim de semana tem clima de reflexão e introspecção, aquariano. O momento é excelente para você também investir na espiritualidade. 

Peixes: você está bastante carismático e sociável, pisciano. Só vale a dica de buscar mais qualidade do que quantidade nos locais e pessoas que coloca como prioridade.