Apesar de ser o menor território do país, o Sul atrai cada vez mais franquias para a região, perdendo apenas para o Sudeste, onde se concentra a maioria das redes em operação. Dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que no terceiro trimestre de 2021 os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram juntos um faturamento de mais de R$ 8 bilhões, um aumento de 9,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em relação às unidades abertas, a variação foi de 7,7%, atingindo um pouco mais de 29 mil operações.

De olho nas oportunidades que este mercado oferece, a região desperta o interesse de grandes redes, além de ser celeiro de marcas que ficaram conhecidas nacionalmente. Para os empreendedores locais que buscam opções de negócios, que oferecem know how e um nome forte no mercado, preparamos uma lista de 12 franquias dos mais variados segmentos e valores.

PremiaPão: Rede de publicidade em sacos de pão, possui formato para atuação home office, o que barateia o valor do investimento inicial, que começa a partir de R$12 mil. Além do suporte com a diagramação e edição dos anúncios, o franqueado ainda conta com um processo de incubadora, momento em que ele, durante 60 dias, receberá todos os treinamentos para melhor gestão e marketing de seu negócio. Com faturamento de R$3,5 milhões em 2021, a rede já possui 123 unidades.

Home Angels: Maior rede de cuidadores de pessoas supervisionadas da América Latina, a franquia possui dois modelos de negócios: Home Angels Express, voltada para cuidadores de idosos, que tem o valor de investimento de R$ 41 mil e é formatada para home based, e Home Angels Premium, que necessita de um espaço físico e tem o valor de investimento inicial de R$ 89 mil. A rede prevê para 2022 um faturamento de R$ 200 milhões e atingir a marca de 200 unidades.

Anjos Colchões & Sofás: Inaugurada em 1990, a rede especializada em colchões e estofados entrou para o franchising em 2007. Atualmente possui 170 unidades em 17 estados brasileiros e cinco lojas no Paraguai. Com um investimento inicial de R$ 350 mil e um prazo de retorno de oito a 18 meses, a franquia quer atingir a marca de 300 lojas em 2022.

Sofá Novo de Novo: Especializada em higienização e impermeabilização de estofados, a rede paranaense entrou para o franchising em 2020. Com um investimento inicial de R$ 25.900 e um prazo de retorno a partir de seis meses, a franquia, que teve um faturamento de R$ 12 milhões em 2021, já conta com 65 unidades em quase todos os estados brasileiros e quer chegar a 250 operações em 2022.

Emagrecentro: A rede de emagrecimento e estética corporal é referência no segmento e oferece tratamentos a preços acessíveis há mais de 30 anos. Atualmente possui 250 unidades no Brasil com operações em todos os estados da região Sul. Em plena expansão, é possível se tornar um franqueado investindo a partir de R$ 100 mil, valor que inclui capital de instalação e taxa da franquia.

Spa Express: De origem paraibana, a microfranquia home-based de saúde, beleza e bem-estar em domicílio se tornou uma das maiores do país com 46 operações em 40 cidades, inclusive na região Sul. Em 2021, atendeu mais de 10 mil clientes e faturou R$ 5,2 milhões com previsão de alcançar R$ 7,6 milhões em 2022. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial parte de R$ 37.335 já com taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial inclusos.

OdontoCompany: Reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia, é também a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 1300 unidades em todos os estados brasileiros. Aos empresários interessados em abrir uma operação da franquia, o investimento inicial é a partir de R$ 120 mil.

Botocenter: Enxergando grandes oportunidades no mercado de beleza voltado para as classes B e C, a rede de clínicas de estética especializadas na aplicação de toxina botulínica nasceu em 2019 na cidade de Recife com a proposta de oferecer um serviço de qualidade com custo-benefício. Aos interessados, o investimento inicial na  marca é a partir de R$ 285 mil e projeção de faturamento de um milhão de reais no primeiro ano de operação. A rede conta atualmente com 26 lojas.

Lavô: Há inúmeros exemplos de franquias que nasceram na região Sul e conquistaram o Brasil e, entre elas, a Lavô. A maior rede de lavanderias self-service do Brasil surgiu em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e hoje conta com 450 unidades pelo país. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância por meio de um sistema online. Com modelos para condomínios, lojas e até contêineres, o investimento inicial é a partir de R$ 120 mil com faturamento médio entre R$ 20 mil e R$ 30 mil por mês.

Yes! Cosmetics: Com 20 anos de mercado, a rede focada em cosméticos de alta qualidade e preços acessíveis oferece a oportunidade de empreender com investimento inicial a partir de R$ 126 mil com instalação, taxa de franquia e sistemas inclusos. Com linguagem moderna, jovem, alegre e colorida, a franquia chama a atenção pelos itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, além de maquiagem com fórmulas veganas.

Luminova: A rede de colégios de educação básica possibilita aos franqueados receita recorrente, ou seja, oferece uma previsão de faturamento mensal e consequentemente uma estabilidade no negócio por garantir mais de 12 anos de ensino aos estudantes, da Educação Infantil até o Ensino Médio, e, portanto, não requer que o franqueado reconquiste o consumidor todos os dias ou meses. Para os interessados na franquia, o investimento inicial é a partir de R$ 4,7 milhões com projeção de faturamento de R$ 800 mil mês, a partir da maturidade da escola, que acontece normalmente entre terceiro e quarto ano.

Park Education: Com investimento a partir de R$ 50 mil e payback de 20 meses, a rede especializada em educação bilíngue, criatividade e soft skills também oferece ao franqueado uma receita recorrente. Hoje a marca conta com mais de 100 unidades comercializadas e nos próximos dias inaugura a primeira unidade em Santa Catarina.