Rio – Móvel indispensável para a sala, o rack é um elemento importante para abrigar a TV e outros eletrônicos e objetos para a decoração do ambiente. Com a opção de peças prontas, marcenaria sob medida ou planejada, antes de escolher o modelo ideal é preciso definir o tamanho da TV, o que ficará armazenado e o espaço para abrigar o móvel na sala.
De acordo com a arquiteta Karina Korn, o primeiro passo é decidir o tamanho da TV e só depois disso definir o comprimento do móvel, já sabendo em qual parede ambos ficarão posicionados. “Para salas pequenas, a melhor opção é verificar qual layout permite a maior distância entre o sofá e a tela”, orienta a arquiteta.
Porém, a variedade de aparelhos existentes hoje, com medidas enormes, e o desejo dos moradores de ter esses equipamentos acabam por não permitir seguir essa regra sempre.
Ainda assim, é importante fazer o cálculo da distância ideal até o sofá para cada tamanho de TV. “Escolhido o lugar destinado ao rack, a largura do móvel também deve ser proporcional à parede, podendo inclusive ocupar toda sua extensão”, acrescenta Karina.
Quanto à altura do rack, vale usar o bom senso. Quando a TV vai ser instalada na parede ou em um painel, os racks baixos são a melhor pedida. “Costumo colocar a tela na parede a 1,25 m de distância do chão”, explica a arquiteta. Contudo, se o aparelho vai ficar apoiado, os racks mais altos são os mais recomendados.
Objetos
Outro ponto importante para selecionar o modelo do rack é pensar no que vai ser armazenado. “Os móveis planejados ou sob medida permitem personalizar as áreas de armário, nichos e gavetas. Há opções para organizar coleções de filmes, livros, e também para acomodar os aparelhos eletrônicos ocultando os
fios”, diz Karina.
fios”, diz Karina.
Quem precisa de espaço de armazenamento extra pode incluir armários acima ou nas laterais da TV. Nichos e prateleiras também são bons complementos, principalmente para racks comprados prontos.
Como é o móvel que recebe a TV e os equipamentos eletrônicos, para quem gosta de um estilo mais clássico, é recomendável que o rack tenha um design clean e cores sóbrias. Já aqueles que buscam uma decoração ousada podem apostar em tons e texturas não só no móvel, mas também na parede de fundo ou no painel.