Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

Nesta terça-feira (12), o Real Madrid recebe o Chelsea no Santiago Bernabéu pelo jogo de volta das quartas de final da Champions League. Na ida, o clube merengue venceu o duelo por 3 a 1, com um hat-trick (três gols na mesma partida) do francês Karim Benzema.

O resultado positivo na primeira partida deixou o Real Madrid em situação confortável. Jogando em casa, com placar favorável e contando com a excelente fase da dupla Vinicius Jr. e Benzema, os espanhóis tem o combo perfeito para assegurar a classificação.

Com a vitória no primeiro duelo, o Real Madrid entra em campo como favorito para conseguir a classificação às semifinais do torneio, mas o excesso de confiança, somado a falta de intensidade defensiva dos laterais, pode ser um fator determinante ao decorrer da partida.

Para Thomas Tuchel, treinador do Chelsea, a missão de derrotar a equipe espanhola é difícil. “É improvável [a classificação], mas vale a tentativa. E tentar significa que vamos jogar no nosso limite máximo. É um dos maiores desafios jogar como visitante no Bernabéu, especialmente quando você precisa do resultado. Ainda vale a tentativa e ainda é um estágio em que você precisa de um desempenho superior”, declarou o técnico.

Mesmo com a declaração de Tuchel, o Chelsea chega forte para a partida. Atual campeão da Champions League, os Blues mostraram na temporada anterior que superar o Real Madrid não é impossível. Na edição anterior da competição, os espanhóis foram superados na semifinal, o que garantiu aos ingleses a classificação para a final do torneio europeu e, consequentemente, o título diante do Manchester City.

Em momentos distintos nas ligas nacionais, o Chelsea ocupa a terceira colocação da Premier League, enquanto o Real Madrid é líder isolado do Campeonato Espanhol. Na atual temporada, os Blues foram finalistas da Copa da Liga Inglesa, mas foram superados pelo Liverpool. Além disso, os ingleses disputam ainda neste mês a classificação para a final da Copa da Inglaterra, contra o Crystal Palace.

O Real Madrid, por sua vez, sobra na competição nacional, mas foi eliminado de forma precoce ainda nas quartas de final da Copa do Rei. Mesmo com o revés na copa nacional, os merengues já levantaram o troféu de campeão da Supercopa da Espanha, contra o Athletic Bilbao.

Com momentos diferentes na temporada e pelo resultado negativo na primeira partida, o Chelsea chega mais pressionado para o confronto de hoje. Além dos resultados em campo, a equipe inglesa tem sofrido com sanções econômicas, uma vez que o dono do time é o oligarca russo Roman Abramovich.

Para superar o momento e deixar a desconfiança de lado, o Chelsea terá de fazer uma partida quase perfeita fora de casa. Com bons nomes no elenco e um treinador mais que capacitado, os Blues lutarão firme para se manter na maior competição do continente. Com uma defesa sólida e um meio de campo muito participativo, o time terá de ser ofensivo no Santiago Bernabéu.

Sempre muito organizado e seguindo uma linha de obediência técnica, o Chelsea deverá usar e abusar do seus jogadores ofensivos, como Kai Havertz, que vive uma fase muito boa. Como ponto forte da equipe é possível destacar a defesa, que sofre poucos gols e mantém a solidez da equipe. Além disso, os Blues acumulam o terceiro melhor ataque da Premier League, evidenciando o equilíbrio que o time possui.

Caso Tuchel deixe o time seguro na parte de trás, restará aos meio-campistas e atacantes o objetivo de ser letal contra uma defesa com nomes experientes e mostrar porque o Chelsea é uma das melhores equipes da Europa.

Visando a classificação sem sofrimentos, é necessário que o Real Madrid entre atento à partida. Mesmo com o viés positivo no primeiro jogo, a equipe de Carlo Ancelotti terá um duro trabalho pela frente. Segundo o treinador italiano, a vitória sobre o Chelsea no duelo anterior “foi uma noite boa”, mas a disputa ainda estava “no intervalo” e o time terá de “olhar em frente”.

Com grandes jogadores dos dois lados, a partida entre Real Madrid e Chelsea mostrará a solidez dos times e o duelo será um ótimo programa para o público que deseja assistir à uma grande partida.