No período de janeiro a agosto deste ano, São Paulo teve 2.988 ocorrências de roubo ou furto de SUVs registradas em todo o Estado. A Ituran, empresa de rastreamento veicular, responsável pelos dados, fez um levantamento para o UOL Carros com os 10 SUVs mais furtados ou roubados nos primeiros oito meses de 2021.

Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, revelou que, no caso específico dos utilitários esportivos, os carros com dois a cinco anos de fabricação são os mais visados, responsáveis por 31,5% do total de roubos ou furtos no período. Na sequência, a lista aumenta com os SUVs com cinco a dez anos de idade (27,3%), enquanto as unidades produzidas até dois anos atrás aparecem logo depois, com 20,1%.

“Carros com mais de cinco anos de idade representam mais de 70% dos roubos ou furtos. Isso acontece porque esses são os automóveis com maior demanda por peças no mercado paralelo. O número de furtos também é muito maior do que o de roubos, porque é um crime muito mais ameno no Código Penal e mais difícil de se provar. Os criminosos só roubam, ou seja, usam violência, para levar veículos que não podem ser furtados, devido a tecnologias antifurto”, disse Rodrigo.

Abaixo, confira a lista dos 10 SUVs mais furtados ou roubados:

  1. Ford EcoSport – 537 unidades roubadas ou furtadas;
  2. Hyundai Tucson – 317 unidades roubadas ou furtadas;
  3. Jeep Renegade – 315 unidades roubadas ou furtadas;
  4. Honda HR-V – 259 unidades roubadas ou furtadas;
  5. Jeep Compass – 196 unidades roubadas ou furtadas;
  6. Renault Duster – 170 unidades roubadas ou furtadas;
  7. Volkswagen T-Cross – 169 unidades roubadas ou furtadas;
  8. Hyundai Creta – 167 unidades roubadas ou furtadas;
  9. Nissan Kicks – 161 unidades roubadas ou furtadas;
  10. Chevrolet Tracker – 114 unidades roubadas ou furtadas.