Saúde

Confira 6 dicas para ter uma boa noite de sono

A insônia é causada por problemas relacionados aos hábitos do dia a dia agitado ou até mesmo um fator crônico que precisa ser tratado. Mas com alguns cuidados é possível dormir a noite inteira

Crédito: ShutterStock

Dormir pouco já faz parte da vida moderna. Porém, quando isso afeta a saúde, perder as horas de sono pode ser uma mal irreversível. Dados da Associação Brasileira de Sono – divulgados no início deste mês no evento de lançamento do Hotel do Sono, iniciativa da empresa farmacêutica Medley para conscientizar a população sobre a importância de um sono de qualidade – indicam que a população brasileira sofre com um débito de duas horas de sono por dia.

Mas mesmo com a vida agitada e a falta de tempo, é possível buscar soluções para reverter as noites mal dormidas. Abaixo, listamos seis dicas que ajudam no combate à insônia.

1 – Uma boa alimentação está ligada a uma boa noite de sono. Evite alimentos gordurosos ou calóricos antes de ir para cama. O ideal é comer duas horas antes de se deitar.

2 – Evite café ou bebidas cafeinadas horas antes de dormir. O último café ao longo do dia deve ser consumido depois do almoço.

3 – Não consuma bebidas alcoólicas momentos antes de ir para cama. Aquela taça de vinho está liberada, desde que seja uma hora antes. O aconselhado são espaçamentos de uma a duas horas.

4 – Chás e sucos de maracujá são indicados. Porém, o relaxante está mais concentrado na casca da fruta. Tente intercalar entre chá quente e suco gelado, que podem deixar você mais relaxado e sonolento.

5 – Bebidas quentes como leite e os chás fazem bem. Os alimentos mornos ajudam a aquecer o corpo, já que na hora de relaxamento, a temperatura do organismo diminui.

6 – Vá para cama somente quando estiver muito sonolento. Não leia, nem estude na cama. Priorize o quarto para dormir a noite inteira, esses relaxamentos podem interferir negativamente no sono, provocando cochilos fora de hora.

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Cantora Patricia Marx se assume lésbica aos 46 anos de idade
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior

Tópicos

insônia sono