Em pronunciamento em Washington na madrugada desta quarta-feira (4), o candidato à reeleição Donald Trump falou a apoiadores que venceu as eleições, mesmo sem que a apuração esteja encerrada e tenha sido oficialmente definido um vencedor, e que irá à Suprema Corte para que a contagem dos votos seja interrompida.
“Nós vencemos essa eleição. Nossa meta é garantir a integridade para o bem dessa nação. É uma fraude enorme para a nossa nação. Vamos à Suprema Corte Americana, queremos que toda a votação pare. Não queremos que encontrem votos às 4h para acrescentar à lista. Vamos vencer isso e, no que me diz respeito, nós já ganhamos”, disse o presidente americano.
Mais cedo, no Twitter, Trump acusou, sem provas, os democratas de estarem tentando roubar a eleição.
“Nós estamos GRANDES, mas eles estão tentando ROUBAR a eleição. Nós nunca deixaremos que eles façam isso. Votos não podem ser dados após o fechamento das urnas”, disse Trump.
We are up BIG, but they are trying to STEAL the Election. We will never let them do it. Votes cannot be cast after the Polls are closed!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 4, 2020
O tweet de Donald Trump deixa aberta a possibilidade de interpretação de que há fraude na eleição americana, tanto que o Twitter vinculou um alerta à mensagem do republicano dizendo que “algum ou todos os conteúdos compartilhados podem ter informações incorretas”.
O candidato democrata Joe Biden também falou a apoiadores no estado de Delaware que é preciso ter paciência para aguardar o fim das apurações, mas que está confiante de que caminha para ser eleito presidente dos EUA.
“Estou otimista em relação ao resultado. Não sabíamos que talvez fôssemos até a manhã seguinte ou até mais longe, mas nos sentimos bem e estamos no caminho de vencer esta eleição”, disse Biden.
Assim que terminou seu pronunciamento, e logo após o tuíte de Donald Trump, antes do pronunciamento do presidente, Biden também postou em suas redes sociais e afirmou: “Não é minha função, nem de Donald Trump, declarar o vencedor desta eleição. Esse é o lugar dos eleitores.”
It's not my place or Donald Trump's place to declare the winner of this election. It's the voters' place.
— Joe Biden (@JoeBiden) November 4, 2020
O resultado das eleições segue indefinido, com Joe Biden atualmente liderando a votação, mas com vários dos 50 estados americanos ainda sem contabilizar todos as suas urnas, além dos votos antecipados enviados pelos correios.
(Mais informações em instantes)