Em pronunciamento em Washington na madrugada desta quarta-feira (4), o candidato à reeleição Donald Trump falou a apoiadores que venceu as eleições, mesmo sem que a apuração esteja encerrada e tenha sido oficialmente definido um vencedor, e que irá à Suprema Corte para que a contagem dos votos seja interrompida.

“Nós vencemos essa eleição. Nossa meta é garantir a integridade para o bem dessa nação. É uma fraude enorme para a nossa nação. Vamos à Suprema Corte Americana, queremos que toda a votação pare. Não queremos que encontrem votos às 4h para acrescentar à lista. Vamos vencer isso e, no que me diz respeito, nós já ganhamos”, disse o presidente americano.

Mais cedo, no Twitter, Trump acusou, sem provas, os democratas de estarem tentando roubar a eleição.

“Nós estamos GRANDES, mas eles estão tentando ROUBAR a eleição. Nós nunca deixaremos que eles façam isso. Votos não podem ser dados após o fechamento das urnas”, disse Trump.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1323864823680126977

O tweet de Donald Trump deixa aberta a possibilidade de interpretação de que há fraude na eleição americana, tanto que o Twitter vinculou um alerta à mensagem do republicano dizendo que “algum ou todos os conteúdos compartilhados podem ter informações incorretas”.

O candidato democrata Joe Biden também falou a apoiadores no estado de Delaware que é preciso ter paciência para aguardar o fim das apurações, mas que está confiante de que caminha para ser eleito presidente dos EUA.

“Estou otimista em relação ao resultado. Não sabíamos que talvez fôssemos até a manhã seguinte ou até mais longe, mas nos sentimos bem e estamos no caminho de vencer esta eleição”, disse Biden.

Assim que terminou seu pronunciamento, e logo após o tuíte de Donald Trump, antes do pronunciamento do presidente, Biden também postou em suas redes sociais e afirmou: “Não é minha função, nem de Donald Trump, declarar o vencedor desta eleição. Esse é o lugar dos eleitores.”

O resultado das eleições segue indefinido, com Joe Biden atualmente liderando a votação, mas com vários dos 50 estados americanos ainda sem contabilizar todos as suas urnas, além dos votos antecipados enviados pelos correios.

(Mais informações em instantes)