O índice de confiança do consumidor do México caiu 1,8% em setembro, passando de 86,5 em agosto para 84,1 o mês passado em números sazonalmente ajustados, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática (Inegi). Este foi o nível mais baixo desde janeiro de 2014, quanto se verificou aumento de impostos. Analistas esperavam alta para 85,5.

A queda foi influenciada pela forte desvalorização do peso mexicano, que atingiu novas mínimas ante o dólar.

Para o banco mexicano Banorte, o enfraquecimento da moeda ainda deve continuar pesando na confiança do consumidor nos próximos meses, “uma vez que as famílias provavelmente já estão precificando maior impacto da depreciação do peso sobre os preços”.

“O dólar chegou a ser cotado a 19,2435 pesos mexicanos embora em casas de câmbio locais a moeda foi vendida a 20 pesos mexicanos ou mais pela primeira vez. A confiança do consumidor não ajustada caiu 7,1% na comparação anual, atingindo o menor nível em seis anos e meio. Fonte: Dow Jones Newswires.