São Paulo, 7 – A confiança dos produtores rurais dos Estados Unidos diminuiu levemente em dezembro, conforme relatório mensal da Universidade Purdue e do CME Group. O indicador conhecido como Barômetro da Economia Agrícola recuou 3 pontos em comparação com novembro, atingindo 136 pontos.
A queda do indicador refletiu principalmente a perspectiva menos favorável para o futuro. O Índice de Expectativas Futuras caiu 4 pontos, para 140 pontos. Já o Índice de Condições Atuais ficou inalterado em 128 pontos.
Segundo o relatório, a apreensão com as perspectivas para exportações de soja dos EUA, diante da concorrência crescente do Brasil, contribuiu para uma visão ligeiramente mais pessimista sobre o futuro entre os produtores.
Em dezembro, 13% dos produtores de milho e soja afirmaram esperar que as exportações de soja recuem nos próximos cinco anos, acima dos 8% que tinham essa percepção em novembro. Da mesma forma, a parcela de produtores que acredita em aumento das exportações de soja no horizonte de cinco anos caiu de 47% em novembro para 39% em dezembro.
Além disso, 84% dos produtores de milho e soja disseram estar preocupados ou muito preocupados com a competitividade das exportações de soja dos EUA em relação às do Brasil, sendo que 45% se declararam muito preocupados.