A Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira o banimento por toda a vida de quatro atletas pela tentativa de manipulação de jogos da Copa da AFC, a segunda principal competição de clubes do continente, em 2017 e 2018.

A AFC explicou nesta sexta-feira que os defensores Kursanbek Sheratov e Iliaz Alimov, e o atacante Vladimir Verevkin, todos do Quirguistão, e o goleiro Abduaziz Mahkamov, do Tajiquistão, foram proibidos de participar de qualquer atividade ligada ao futebol por toda a vida.

A entidade afirmou que Sheratov foi considerado culpado de estar envolvido em uma conspiração para manipular um jogo envolvendo o seu clube, o Dordoi FC, na edição de 2017 da Copa da AFC. Ele também foi considerado culpado por apoiar atividades de apostas em conexão com o jogo.

Verevkin e Alimov foram considerados culpados de estarem envolvidos em uma conspiração para manipular partidas envolvendo o clube deles, o FC Alay, na edição de 2017 e/ou de 2018 da Copa AFC.

Já Mahkamov foi considerado culpado de estar envolvido em uma conspiração para manipular jogos envolvendo o mesmo clube, o FC Alay, nas edições d 2017 e 2018 da Copa da AFC.