“Currywurst no jantar, croissant no café da manhã”. O primeiro trem noturno em nove anos entre as capitais da Alemanha e da França chegou nesta terça-feira (12) a Paris, um símbolo do renascimento deste serviço na Europa em plena luta contra a mudança climática.

O trem noturno na Europa está em fase de expansão, depois que a concorrência dos voos de baixo custo quase acabou com eles há uma década, exceto na Áustria, que se comprometeu a preservá-lo.

“No início eles riram de nós, mas nosso sucesso provou que estávamos certos”, disse Andreas Matthä, diretor da empresa ferroviária austríaca ÖBB, na noite de segunda-feira, antes da partida de seu trem Nightjet de Berlim para Paris.

A ÖBB comprou os antigos trens noturnos de leito da sua rival alemã Deutsche Bahn (BN). No interior do veículo, há diversas opções: poltronas, dormitórios para até seis pessoas ou compartimentos privativos para até três.

“É tão apertado como no avião”, brinca Annika Volz, representante de 21 anos da organização franco-alemã para a juventude OFAJ, que expressa a sua empolgação pelo fato de “acordar em Paris” sem precisar dirigir.

O ministro alemão Volker Wissing resumiu o lançamento desta “nova era para a aliança dos trens noturnos” a partir da estação central de Berlim de uma forma mais prática: “Currywurst no jantar, croissant no café da manhã”.

O renascimento da rota noturna Paris-Berlim – operada entre a ÖBB, o DB e a empresa pública francesa SNCF – é um forte símbolo na Europa, onde França e Alemanha, outrora potências adversárias na primeira metade do século XX, são dois pesos pesados.

“Continuaremos fazendo do trem um elemento deste imaginário europeu que precisamos neste momento para termos projetos positivos, projetos para o futuro”, destacou o ministro francês dos Transportes, Clément Beaune.

O ressurgimento do trem noturno vem de mãos dadas com o combate à mudança climática, uma vez que emite menos CO2 do que o carro ou o avião. Seus principais usuários são defensores do clima, nostálgicos ferroviários e viajantes com muito tempo.

O novo trem Paris-Berlim leva 14 horas para conectar as duas capitais três vezes por semana em cada sentido, antes de estabelecer um serviço diário a partir de outubro de 2024. Seu preço mais barato, se comprado com antecedência, é de cerca de 30 euros (32 dólares ou 158 reais, na cotação atual).

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