Indicadores Digitais – Mobilidade Digital

Campeã no grupo Indicadores Digitais, Santos, cidade litorânea de grande porte, em São Paulo, levou o prêmio também no subgrupo Mobilidade Digital. E é fácil entender o motivo. Segundo o prefeito Rogério Santos (PSDB), a cidade possui 100% de sua frota de ônibus equipada com wi-fi e ar condicionado e, além disso, é considerada um dos municípios mais Geek do Brasil, com muita gente aproveitando atividades relacionadas à tecnologia, games e cultura pop. “Não é à toa que temos aqui o Festival Geek, o maior evento público do País nesse segmento, realizado no mês de novembro”.

A Prefeitura também investiu na construção do prédio do Parque Tecnológico de Santos, entregue em 2020, que visa a estimular a atividade de startups no município, criando um hub de inovação e empreendedorismo. Atualmente, o prédio de sete andares, com 7,2 mil metros quadrados de área construída, na Vila Nova, recebe investimento de R$ 3,9 milhões oriundo de Trimmc com a Bracell Celulose. Trata-se de contrapartida pela ampliação das operações portuárias na cidade. As melhorias englobam climatização, mobiliário, iluminação, instalação da parte elétrica, equipamentos de informática, montagem de sala de refeitório, entre outros equipamentos.

AS TOP CINCO GERAL

1. Santos (SP)
2. Santo André (SP)
3. Águas de São Pedro (SP)
4. São Caetano do Sul (SP)
5. Americana (SP)

GRANDE PORTE
. Santos (SP)
. Santo André (SP)
. Americana (SP)
. Araraquara (SP)
. Piracicaba (SP)

MÉDIO PORTE 
.  São Caetano do Sul (SP)
. Valinhos (SP)
. Brusque (SC)
. Araras (SP)
. Pirassununga (SP)

PEQUENO PORTE
. Águas de São Pedro (SP)
. Timbó (SC)
. Ilha Solteira (SP)
. Barra Bonita (SP)
. Cocal do Sul (SC)

De acordo com o prefeito, importante destacar, que a maior parte da população santista pertence à classe média, e tem feito uso dos meios digitais em seu dia a dia para acessar bancos, informações ou comprar pela internet. “Creio que seja uma das principais marcas desse período após o ápice da pandemia”, enfatiza Santos, reforçando que a estimativa de população em 2020 era de 435 mil habitantes, mas com o trabalho remoto como alternativa à pandemia, muita gente que tinha a segunda residência no litoral foi morar na cidade. “Sabemos que essa é uma realidade que chegou para ficar, com muitas empresas migrando dos espaços físicos para os virtuais, o que faz com que esse movimento de busca por Santos e região para fixar residência tenha se mantido. Muita gente continua trabalhando daqui, já que Santos é conhecida por ter uma das melhores qualidades de vida do País”.

Aliando a beleza litorânea a uma ampla rede de serviços e segurança, o munícipio tem investido, além dos projetos de reestruturação urbana já citados, em ações relacionadas à capacitação profissional, educação, saúde e habitação. “Estamos preparando o munícipe para as oportunidades de emprego geradas a partir do cenário de crescimento urbano que se está vivenciando”.

TENOLOGIA São Caetano: turnos de seis horas diárias de monitoramento (Crédito:Letícia Teixeira)

São Caetano do Sul

Cidade de médio porte campeã no subgrupo Mobilidade Digital, em São Caetano do Sul, no ABCD paulista, o advento da pandemia exigiu diversas adaptações, sobretudo nas áreas do Trabalho, Estudo e Saúde. E o município estava preparado para essas mudanças graças ao processo digital iniciado em 2017, o que deu tranquilidade para que a administração pudesse atravessar esse período com infraestrutura dentro das escolas, com capacidade e segurança nos links de internet exclusivos para a Educação, com sistemas integrados e prontuários eletrônicos nas unidades de Saúde, entre outras iniciativas.

Também durante o período mais crítico da pandemia, a maioria dos servidores municipais trabalhou em home office, tendo acesso seguro a sistemas e máquinas virtuais e e-mails coorporativos, sem prejuízo à qualidade.
Ainda em 2020 foi inaugurado um novo Centro de Gerenciamento de Emergências, plataforma baseada em quatro pilares: monitoramento de vias (visualização de ruas e avenidas); analítico (análises de quantidade de veículos que passam pela cidade, busca de placas, além de pessoas); forense (investigação de ocorrências) e OCR (leitura de placas, basicamente atuando com as mesmas características das câmeras do Detecta). Isso tornou São Caetano do Sul uma das cidades mais monitoradas do País. Operadores, policiais militares, guardas civis municipais, agentes de trânsito e da Defesa Civil revezam-se em turnos de seis horas diárias para o monitoramento de imagens de alta resolução, mesmo à noite. Indo além, com a operação de 352 câmeras, o CGE permite que todos os 15 km2 da cidade sejam acessados em apenas quatro minutos. Considerando seus 162 mil habitantes, de acordo com o IBGE, o município agora ostenta uma câmera de monitoramento para cada grupo de 457 moradores.

Segundo o prefeito José Auricchio Jr., o resultado dessa iniciativa foi o aumento da segurança para a população, com vigilância 24h em todas as entradas, saídas, corredores comerciais e outras centenas de lugares do município. “A tecnologia traz um ganho inestimável não só para a prevenção de crimes, mas também para o trânsito e para os atendimentos a acidentes ou desastres. Toda situação de urgência e emergência pode ser monitorada pelo CGE, a fim de que a CGM e a Defesa Civil possam atuar com a máxima rapidez”.

Águas de São Pedro

Águas de São Pedro, cidade paulista, tem sido notoriamente reconhecida por seu turismo cada vez mais pujante e atento às modernidades. Para o prefeito João Victor Barboza (Cidadania), no quesito mobilidade digital, o SPA Thermal é a ‘menina dos olhos’ da administração, por tudo que as águas sulfurosas representam. De acordo com ele, o município resolveu investir em um aplicativo em que é possível agendar atendimentos e serviços sem sair de casa. “O app SPA Thermal está disponível para download nas lojas de aplicativos, facilitando a vida de todos os que nos visitam”. No aplicativo são encontradas as informações para se aproveitar os serviços oferecidos pelo espaço, como saber mais sobre os profissionais e suas especialidades, agendar banhos e até procedimentos voltados para estética e beleza. Os agendamentos (e consequentemente o número de usuários) vêm aumentando, impulsionados pela retomada do turismo pós-pandemia.

Outro aporte digital que a cidade incorporou recentemente é o aplicativo dos Destinos Inteligentes, que traz praticamente todos os pontos turísticos e eventos oficiais. “É possível ver onde estão localizados os restaurantes, hotéis, lojas, agências, guias, artesãos da cidade, com muita informação atualizada e de qualidade na palma da mão”, enumera Barboza.

APORTE DIGITAL Águas de São Pedro disponibiliza para os turistas o aplicativo dos Destinos Inteligentes, que traz todos os pontos turísticos da cidade (Crédito:Divulgação)

No quesito mobilidade, Águas desfruta de um trânsito bastante calmo e controlado, uma vez que registra maior volume de turistas e veranistas aos finais de semana e feriados.

Com uma política de austeridade e compromisso com a máquina pública, o prefeito afirma que vem enxugando aquilo que é possível e reforçando junto aos governos estadual e federal a necessidade de investimentos. “Águas mantém um orçamento estável que, apesar das perdas com a pandemia, conseguiu ser sólido e sempre transparente”, diz o prefeito. Segundo ele, a cidade aplica a tecnologia em benefício de um melhor trabalho na segurança pública. Conforme diz, Águas é hoje uma das cidades da região que mais investem no setor, com um sistema moderno de monitoramento de câmeras e a integração entre as forças policiais do municipio.