Guilherme Amado Coluna

Coluna: Guilherme Amado, do PlatôBR

Carioca, Amado passou por várias publicações, como Correio Braziliense, O Globo, Veja, Época, Extra e Metrópoles. Em 2022, ele publicou o livro “Sem máscara — o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos” (Companhia das Letras).

Condenado no STF, PM que liderava acampamento golpista vai cumprir pena em casa

Moraes decidiu por prisão domiciliar de Cláudio Mendes do Santos, condenado no STF a 17 anos de prisão

Rinaldo Morelli/Agência CLDF
Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

Enquanto Jair Bolsonaro se prepara para uma possível mudança da prisão domiciliar para a cadeia, peixes menores da trama golpista vão encontrando melhor sorte.

Condenado pelo STF por ter liderado o acampamento golpista em frente ao Quartel General do Exército, o major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal Cláudio Mendes dos Santos começará a cumprir pena sem sair de casa.

Em agosto, Mendes foi sentenciado a 17 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Na última sexta-feira, 14, dois dias depois de transitar em julgado a rejeição do recurso de Mendes contra sua condenação, Alexandre de Moraes deu a ação penal por concluída e determinou o início do cumprimento da pena.

A sentença prevê regime inicial fechado, mas Moraes manteve o PM da reserva em prisão domiciliar, onde está desde abril, com tornozeleira eletrônica.