Conclave: saiba quando começa a eleição do sucessor do papa Francisco

Isabella BONOTTO / AFP
Cerimônia fúnebre na Praça de São Pedro Foto: Isabella BONOTTO / AFP

O papa Francisco foi sepultado neste sábado, 26, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, após um cortejo fúnebre que reuniu líderes de todo o mundo e ao menos 250 mil fiéis. Passada a despedida, a igreja católica prepara a escolha de um novo pontífice após 12 anos de papado do argentino.

Esse processo de definição é chamado de conclave, em que todos os cardeais católicos com menos de 80 anos (são 135) serão hospedados na Casa de Santa Marta para um período de isolamento no Vaticano, em que terão deliberar e votar para eleger um novo líder.

+PlatôBR: Divergência pode deixar cardeal brasileiro fora de conclave

+Veja a lista dos 135 cardeais que escolherão o novo papa

O início da escolha deve começar de 15 a 20 dias após a morte de um papa, conforme as normas da instituição. Uma determinação de 2013, do papa Bento XVI, estabeleceu que o conclave poderá ser antecipado em caso de presença de todo o colegiado de cardeais em Roma, ou adiado por motivos excepcionais e de gravidade comprovada.

Por essa norma e considerando que não hajam excepcionalidades, a previsão é de que a definição do sucessor de Francisco comece entre os dias 6 e 11 de maio. 

Não há como projetar a data de anúncio do novo pontífice, tendo em vista que os conclaves tiveram durações distintas ao longo da história. A escolha do argentino para o papado, em 2013, ocorreu pouco mais de 24 horas após o início dos rituais. No processo mais longo da história recente, em 1922, a decisão final demorou 5 dias.