Nome do escolhido deve ser divulgado na próxima hora. Mais diverso conclave da Igreja Católica se encerra em menos de dois dias, similar às eleições de Bento 16, em 2005, e Francisco, em 2013.A fumaça branca que indica que houve um consenso para o nome do próximo líder da Igreja Católica ganhou o céu do Vaticano nesta quinta-feira (08/05), liberada pela chaminé da Capela Sistina às 13h, no horário de Brasília.
Os cardeais estavam enclausurados para escolher o sucessor do papa Francisco desde a tarde de quarta-feira. A fumaça preta chegou a ser liberada duas vezes para indicar que, até a terceira votação, nenhum clérigo havia recebido dois terços dos votos.
Como há 133 cardeais eleitores, o escolhido precisa de pelo menos 89 votos para se tornar papa. Eles são oriundos de 71 países, – crescimento que reflete os esforços de Francisco para ampliar o alcance global da Igreja.
Com isso, o maior e mais diverso conclave da Igreja Católica se encerra em menos de dois dias, similar à eleição de Bento 16, em 2005, e de Francisco, em 2013, que foram concluídas, respectivamente, em quatro e cinco rodadas de votação.
A expectativa que é novo papa seja anunciado em cerca de uma hora e apareça para dar sua primeira benção na Praça São Pedro.
Esta matéria está em atualização.