Conclave: Capela Sistina está pronta para receber cardeais

VATICANO, 6 MAI (ANSA) – O Vaticano divulgou nesta terça-feira (6) imagens da Capela Sistina pronta para receber os cardeais da Igreja Católica, durante o conclave que definirá o sucessor do papa Francisco a partir desta quarta (7).   

As longas mesas, sob as abóbadas com afrescos de Michelangelo, onde os 133 religiosos eleitores se sentarão, já foram preparadas com o “equipamento” necessário para as horas que todos passarão entre orações e escrutínio.   

Ou seja, há uma pasta de couro vermelho com bordas douradas e o brasão papal no centro, o Ordo Rituum Conclavis, texto oficial da Igreja que dispõe das normas e processos do conclave, encadernado em verde, e a Constituição Apostólica, para os cardeais terem sempre à mão todas as regras para a eleição.   

Uma caneta azul completa o material de cada religioso. Cada um dos 133 eleitores também encontrará seu sobrenome indicado em um cartão sobre a mesa, cuja disposição foi feita na ordem de bispos, padres e diáconos.   

As mesas cobertas com toalhas vermelhas e marrons estão dispostas ao longo de toda a Capela Sistina em quatro fileiras, ligeiramente escalonadas, duas à direita e duas à esquerda.   

Atrás estão as cadeiras com encosto de madeira revestidas com tecido da mesma cor marrom claro das toalhas das mesas.   

No corredor central, bem em frente ao altar, já foi colocado um microfone, enquanto que no centro há uma pequena mesa, também equipada com um microfone.   

Do lado de fora da divisória de mármore, onde há uma passarela com corrimão de madeira que leva direto para dentro da Capela, algumas cadeiras forradas de veludo vermelho também foram instaladas. Elas são destinadas aos mestres de cerimônias que colaboram no conclave, mas que devem se ausentar no momento da votação.   

Também estão colocadas sobre uma mesa as três urnas: uma para votar, uma para os votos contados e uma para ficar disponível caso algum cardeal não possa ir à Capela Sistina por motivos de saúde.   

Neste caso, os cardeais “infirmari” vão com essa urna até Santa Marta para que aqueles que não podem se mover votem no local.   

O conclave para eleger o sucessor do papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos, reunirá 133 cardeais eleitores para votar, de forma secreta, no próximo líder da Igreja Católica, em um rito isolado totalmente do mundo exterior. (ANSA).