Concessão da Enel no Rio caminha para ganhar mais 30 anos

RIO DE JANEIRO, 19 AGO (ANSA) – Por Patrizia Antonini – A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendou ao Ministério de Minas e Energia a renovação antecipada da concessão da Enel no estado do Rio de Janeiro, um passo crucial que abre caminho para a aprovação final.   

Segundo a Aneel, a Enel atendeu a todos os critérios estabelecidos pelo governo federal para a extensão da licença por 30 anos. O parecer apresentado pela relatora Ludimila Lima foi aprovado com quatro votos a favor e um contra.   

Trata-se de uma conquista importante, enraizada no compromisso de longa data da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que, na cúpula do G7 em Borgo Egnazia, em junho de 2024, interveio diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em apoio à empresa italiana.   

Um trabalho de equipe que inclui o CEO da Enel, Flavio Cattaneo, e garante uma presença consistente da companhia no gigante sul-americano, que tem voz forte na transição energética, gerando 88,2% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis, o que o coloca entre os países mais verdes do mundo.   

A Enel Rio, liderada pelo CEO Francesco Moliterni, expandiu significativamente seus investimentos. Como parte de seu compromisso com aproximadamente 3 milhões de clientes no estado do Rio de Janeiro, a empresa anunciou um aporte recorde de aproximadamente 964 milhões de euros (R$ 6,1 bilhões de reais) para o período de 2025 a 2027, um aumento de 74% em relação ao plano anterior.   

Isso inclui o fortalecimento estrutural de seu plano operacional, aumentando a manutenção preventiva, expandindo o uso de tecnologia de gerenciamento remoto da rede, garantindo uma resposta mais rápida a eventos climáticos e contratando mais funcionários para operações de campo. (ANSA).