Cultura

Concertos reúnem músicas de Tom Jobim com participação de sua filha

Crédito: Divulgação

Nos próximos dias 29 e 30 de setembro, o Programa Orquestra nas Escolas (https://www.youtube.com/orquestranasescolas), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, apresenta concertos de encerramento da série Tom nas Escolas. Parceria com o Instituto Antonio Carlos Jobim, o projeto promoveu durante dois meses uma série de atividades que reuniram professores e alunos da rede municipal.

Para celebrar, os resultados dessas atividades serão levados ao palco, em concertos que terão uma série de participações especiais: Maria Luiza Jobim, filha do maestro, cantará no primeiro dia, enquanto Leila Pinheiro participará do segundo espetáculo. Os dois concertos serão realizados na Cidade das Artes, a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da Multirio no YouTube e pelas redes sociais.

No primeiro dia, o maestro Vinícius Louzada conduz músicas como Sinfonia da AlvoradaCorcovado Luiza, com alunos da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Rivadávia Corrêa, OSJC Carneiro Felipe e OSJC Santa Cruz. O aluno Ryan Maciel Araújo, de 14 anos, canta Chega de saudade. Outra convidada muito especial participará do concerto: Maria Luiza Jobim, filha do maestro, que cantará quatro músicas e conversará um pouco sobre as histórias com o pai.

+ “Filho é um inferno e atrapalha”, diz Fábio Porchat sobre não querer ser pai

No segundo concerto, o maestro Anderson Alves rege a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, que tocará músicas como Águas de Março Passarim. Participam desse concerto também a aluna Maynah Faria, cantando Wave, e Leila Pinheiro, que interpretará clássicos como Samba do avião Canta, canta mais – este último, inédito no seu repertório. Outra atração é a apresentação de Alegro em Ipanema – Concertino Romantico para Gaita e Orquestra, tocada pelo gaitista José Staneck.

Mais do que apresentar canções, os concertos destacarão o protagonismo de alunos e professores no projeto, recriando e reinterpretando as canções de Tom Jobim. Em Garota de Ipanema, por exemplo, conheceremos garotas dos mais diferentes bairros da cidade; em Chega de Saudade, os integrantes da orquestra revelam do que eles mesmos sentem saudades.

Os concertos comemoram também os três anos do Programa Orquestra nas Escolas, que oferece educação musical para mais de 12 mil alunos da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. “Amei rememorar as músicas do Tom, que é o repertório da minha vida, com os nossos alunos. A escola é uma janela de oportunidades para que todos os meninos e meninas acessem o mundo. Temos o compromisso de democratizar e ampliar o acesso às múltiplas oportunidades”, conta Moana Martins, coordenadora geral do Programa.

+ Polícia aborda ambulância com sirene ligada e descobre 1,5 tonelada de maconha

Vale destacar que os concertos seguirão os protocolos de segurança, como a sanitização dos espaços, medição de temperatura de todos os integrantes, distanciamento entre os músicos de acordo com as normas de segurança, uso de máscaras e protetores, higienização e baias bipartidas protetivas para os instrumentos de sopro.

Serviço:

Concerto Tom nas Escolas, com Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Datas: 29 e 30 de setembro

Horário: 18h

Participação especial: Maria Luiza Jobim (29/09), Leila Pinheiro e José Staneck (30/09)

Transmissão ao vivo direto da Cidade das Artes

Onde assistir: facebook.com/multirio e youtube.com/multiriosme

                         

Veja também

+ A incrível história do judeu que trabalhou para os nazistas na Grécia
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela
+ Novo Código de Trânsito é aprovado; veja o que mudou
+Jovem é atropelado 2 vezes ao tentar separar briga de casal em Londrina; veja o vídeo
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel
+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês
+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Educar é mais importante do que colecionar
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea