Economia

Conab reduz previsão de safra de café do Brasil apesar de recorde no canéfora

Conab reduz previsão de safra de café do Brasil apesar de recorde no canéfora

Café em terreiro de Minas Gerais


Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) – A safra de café do Brasil deste ano foi estimada nesta terça-feira em 46,9 milhões de sacas de 60 kg, quase 2 milhões de sacas abaixo da previsão de maio, com uma colheita de grãos arábica menor do que a esperada, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com isso, a produção total de café do Brasil, incluindo arábica e canéfora (robusta/conilon), cairá 25,7% na comparação com o recorde de 2020, de mais de 63 milhões de sacas.

Uma redução maior na comparação anual só não foi registrada porque a safra de robusta e conilon atingiu uma nova máxima histórica.

Segundo a Conab, a queda no geral se deve ao ciclo de bienalidade negativa do café arábica, que alterna anos de alta e baixa produtividade, e ao impacto da seca em várias regiões produtoras.

“O Brasil só teve uma safra menor que esta em 2017 (45 milhões de sacas)”, notou o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Silvio Farnese, em apresentação pela Internet.

Ele explicou que a redução de pouco mais de 2 milhões de sacas ante o último ano de baixa bienalidade (2019) pode ser atribuída à seca, mas disse que os números apontam que o maior produtor e exportador global terá oferta suficiente para atender seus compromissos externos e internos –o país também é o segundo maior consumidor global da bebida.

A safra de café arábica no país foi prevista em 30,7 milhões de sacas, ante 33,36 mi sacas na estimativa anterior. Tal previsão sinaliza redução de 36,9% na comparação com o ciclo passado.

Para a safra de 2022, que seria a de alta na bienalidade, Farnese ponderou que as geadas deste ano terão o seu efeito negativo.

Contudo, ele disse que a Conab está finalizando levantamento dos prejuízos efetivos, para que o governo desenhe as linhas de crédito “de maneira que aqueles que tiveram perdas continuem na produção”.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) reservou montante de 1,32 bilhão de reais para apoio a cafeicultores que sofreram perdas por geadas.

Para o futuro, Farnese citou um aumento da área de cafezais em formação, na esteira de preços mais elevados, o que deverá impulsionar a produção nas próximas safras.

Já a área em produção em 2021, estimada em 1,8 milhão de hectares, é 4,4% menor que na safra anterior, também colaborando para a colheita menor, segundo a Conab.



RECORDE NO CANÉFORA

De outro lado, a Conab elevou a previsão de safra 2021 de café canéfora (robusta/conilon) do Brasil para 16,15 milhões de sacas, ante 15,44 milhões na projeção de maio. Esse volume representa crescimento de 12,8% ante o ciclo anterior.

Segundo o gerente de Acompanhamento de Safras da Conab, Maurício Lopes, além de o pé de canéfora ser mais resistente ao tempo seco, produtores estão colhendo os frutos do avanço tecnológico da cultura e melhores tratos.

A produtividade média do conilon/robusta atingiu um recorde de 42,9 sacas por hectare, com alta de 10,6% ante a safra passada.

O terceiro levantamento da safra foi realizado entre agosto e setembro. Na ocasião, a colheita da safra 2021 já estava em fase final de execução.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8K0GX-BASEIMAGE

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio

Tópicos

Updated